fbpx
business partner

7 Perguntas e Respostas sobre o Business Partner

Em março, nos dias 16 e 17 das 9h as 17h, realizaremos a 9ª edição da nossa Formação em Business Partner/ Consultoria Interna de Recursos Humanos (RH). Neste artigo, listamos as principais dúvidas para que você possa entender do que se trata esta função cada vez mais valorizada no dia a dia de empresas de todos os setores e tamanhos. Confira:

O que é um Business Partner?

O Business Partner é o profissional de RH responsável por apoiar os gestores na tomada de decisões relacionadas ao time e com o a dia da empresa para o alcance dos objetivos estratégicos. Do que adianta termos um super propósito, se ele não está no coração das pessoas? O BP, junto com os gestores, faz essa “tradução”. Sabe aquela pessoa que dá o contra ponto? Que faz o meio de campo entre o planejamento e as ações das áreas? Que te fornece um feedback ao final de uma reunião? Que te provoca para ir além? Tudo isso faz parte do escopo do trabalho do BP.

O que significa “Business Partner”?

O termo vem do inglês e pode ser traduzido como “parceiro de negócios”. Ah… também atende pela sigla “BP”. No Brasil também é conhecido como Consultoria Interna de RH pois tem papel de apoio junto aos gestores para que esses conquistem melhoria nos resultados com pessoas mais engajadas e com maior clareza do seu papel e de suas responsabilidades.

Como surgiu a função de BP?

Quem trouxe esse conceito foi o Dave Ulrich, autor que super usamos como referência na nossa formação. Essa metodologia foi a resposta do RH frente a globalização. Precisávamos deixar de ser um setor que cuidava de processos para influenciar na estratégia. A criação da função surgiu da necessidade de auxiliar os gestores no dia a dia na relação com suas equipes, metas e estratégias organizacionais. Menos processo pelo processo e mais foco no resultado e na geração de valor. Mesmo que os líderes sejam capacitados em gestão de pessoas, ter outra percepção, trocar, escutar e ter alguém para dividir dá melhores condições para um resultado mais assertivo.

Quais as principais responsabilidades do BP?

A ideia do Business Partner é agir como um parceiro de negócio mesmo! Ser um consultor interno, oferecendo dados e percepções, para que se possa tomar as melhores decisões. O BP precisa ser um líder e influenciar, embora não tenha equipe. Procura, ao longo do seu trabalho, trocar com outras pessoas, através da escuta ativa, e propor estratégias para cocriar soluções. Lembrando: é preciso ter um pé no RH e outro no negócio.

O BP precisa entender do negócio e saber como a empresa tem lucro. Para isso, saber ler um DRE e entender os indicadores do negócio são competência essenciais.

Essa é uma função estratégica dentro da empresa. Faz a intermediação entre a área de RH e de negócios. Para isso, a cultura organizacional precisa estar madura para ter essa “figura”. Quando falamos de cultura incluímos inclusive o próprio RH e o Gerente dessa área que necessita dar autonomia e confiar no seu time. Atenção! Esse é um dos itens onde vemos o maior risco de não dar certo a implantação dessa metodologia.

Quais os maiores desafios do Business Partner?

Fazer carreira como um BP irá exigir um grande entendimento sistêmico para compreender a complexidade da organização.

Aqui, apresentamos quais são os maiores desafios deste profissional no seu dia-a-dia, segundo Dave Ulrich:

  • Planejar: Integrar o planejamento da empresa com o do RH, apoiando em resultados que traduzam as estratégias no dia a dia dos colaboradores.
  • Realizar: Deve ser capaz de colocar planos em prática e definir ações organizacionais necessárias para a concretização das estratégias.
  • Prever Riscos: O Consultor Interno de RH não deve só mapear os risco e sim buscar entender o impacto sistêmico e em cada área e posto de trabalho da organização.
  • Capacitar-se: Uma equipe madura de BPs é essencial para disseminar a cultura e as estratégias da organização bem como para que essa metodologia de trabalho faça a diferença na empresa e na vida das pessoas.
  • Gerar Engajamento: É necessário ter a condição de atender os diversos públicos da organização: Sócios, Executivos, Colaboradores e Fornecedores para garantir o alinhamento e o engajamento de todos.

Quem é o Cliente Interno do BP?

São os gestores. Esses que devem estar na linha de frente com o seu Time. O Consultor Interno dá respaldo para que atinjam os melhores resultados junto com a equipe. Cada vez mais buscamos Gestores de Pessoas que realmente se responsabilizem pelo seu papel. Assim, o BP é aquele personal trainer que está ali contigo, no dia a dia, te ajudando e te influenciando a chegar na tua meta. Só que se faltares a aula, ele não tem como fazer por ti.

Como se qualificar para a função de Business Partner?

Há diversos cursos e treinamentos oferecidos por instituições de ensino qualificadas. Inclusive, muitos deles migraram para o online durante a pandemia. Foi o caso da Com Propósito. A 8ª edição mantém a carga horária (16h horas em dois dias), porém totalmente online e ao vivo.

Teremos dois cases práticos de empresas que ganharam reconhecimento nacional com essa metodologia: Melnick e Inbetta.

Há… a GROU também estará conosco falando sobre Perfis Comportamentais através  do PDA. Todos os  participantes receberão o seu PDA e teremos muito conteúdo sobre isso.

Clique aqui e saiba tudo sobre a 8ª formação de Business Partner.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.