fbpx

Menos de 6% das vagas citam benefícios ligados à saúde mental

O cuidado com a saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo, principalmente depois que o Burnout foi listado como uma doença do trabalho. Entretanto, apenas 5,6% das empresas utilizam termos referentes aos cuidados com a saúde mental dos seus colaboradores nas descrições das vagas. É o que mostra um levantamento realizado pela Cortex, empresa que atua em inteligência de vendas B2B na América Latina, com mais de 3 milhões de oportunidades abertas no primeiro trimestre deste ano nos 15 principais portais de vagas do país.

Dentre os termos relacionados à saúde mental, os que mais aparecem nas descrições das vagas são: “flexibilidade de horários”, “bem-estar”, “day off”, “saúde mental” e “equilíbrio entre vida pessoal e profissional”.

Diretor de people da Cortex, Paulo Leitner explica que as empresas precisam respeitar e cuidar das pessoas em sua totalidade, entendendo que não existe o “eu-profissional” e o “eu-pessoal”. É só um “eu” que equilibra em uma só mente a rotina do escritório e a de casa. Por isso, torna- se cada vez mais relevante oferecer benefícios próprios para apoiar os colaboradores na qualidade da saúde mental e, principalmente, evoluir os processos de escuta ativa e monitoramento do clima.

“Nenhum benefício jamais conseguirá reverter os malefícios causados por uma má experiência no dia a dia do trabalho. O cuidado com a saúde mental do colaborador começa no monitoramento do clima da empresa e na leitura de cada comentário deixado pelos times. Se não prestarmos atenção aos sinais precursores das causas que agridem essa relação, não estaremos de fato nos preocupando com a saúde mental de ninguém”, alerta Leitner.

Saúde mental nas empresas

O programa “Saúde Mental de Propósito” nasceu porque acreditamos que essa pauta ainda é tabu nas empresas e a melhor forma de combater o preconceito e apoiar gestores e times é falar sobre o assunto, de forma leve e consistente. E é assim que entregamos o projeto, composto por 4 palestras + 5 vídeos do Cine Com Propósito

As empresas podem contratar o programa todo (palestras + Cine Com Propósito) ou somente aquilo que fizer sentido para a sua demanda. Conheça o programa:

– Palestra “Saúde Mental”
– Palestra “Criando a cultura da segurança psicológica na nossa empresa”
– Palestra “Inteligência Emocional”
– Palestra “Mistura de emoções”
– Cine Com Propósito.

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.