fbpx

Sucessão de empresas familiares

Mais de 90% das empresas do Brasil são familiares. E como tudo na vida, temos ônus e bônus. Ser membro de uma família empresária tem inúmeros aspectos positivos: solidez financeira, um trabalho “garantido”, família engajada em um mesmo propósito, irmãos progredindo em conjunto, um lugar para ir “depois da aula”. Como? Será que é bem assim?

 

Também há contrapontos: a família só fala do “negócio”, almoço de domingo é para resolver os problemas da firma, primos nem sempre com o mesmo ritmo, sobrinhos querendo acelerar o negócio, herdeiros querendo ser sucessores e até mesmo o contrário, herdeiros não querendo se apropriar daquele ativo que um dia será deles.

 

Quando a família está alinhada e deixa com que cada membro exponha seus propósitos de vida e os escute, tudo começa a ter S.E.N.T.I.D.O. Lembrando… sentido é o que te faz sentir. Então para o fundador, aquela empresa é o seu filho mais velho, no qual investiu toda a sua vida. Para a esposa também. Levantavam cedo todos os dias para “transformar seu sonho em realidade”. Talvez para os filhos, esse “irmão mais velho” cobre um valor muito alto e eles não querem nem falar sobre “ele”. Ou um dos filhos desenvolva o mesmo amor que seus pais nutriram pelo negócio e o outro queira fazer a sua carreira em outro local, de outra forma.

 

E quando chegamos na 3ª geração? Não temos mais só os laços de sangue direto. Temos primos que foram criados em outros contextos. Como elo todos tem a empresa. E “ela” tem diferentes significados para cada um. E não tem nada de errado nisso, desde que haja espaço para a dialogo, a troca, a conversa.
Assim, criamos uma metodologia para auxiliar as famílias empresariais e suas empresas no seu processo de profissionalização durante o planejamento da sucessão. Desenvolvemos programas para herdeiros, sucessores e sucedidos, respeitando o afeto, valores e a cultura familiar.

Plano de Alinhamento entre Sócios (PAS)

Esse programa foi especialmente pensado para sócios de empresas que queiram ter um espaço para alinhar suas estratégias pessoais e profissionais com o seu negócio.É composto de encontros individuais e entre os sócios nos quais mapeamos perfil e demos a devolutiva individual com criação do Plano de Desenvolvimento customizado. Na sequência, cruzamos os perfis entre os sócios para, juntos, tomarem consciência de onde encontram-se as forças e as fraquezas deles que de alguma forma estão refletidas na empresa.O resultado desse plano é o desenvolvimento do Propósito do Negócio bem como o alinhamento entre o discurso e a atitude dos membros da alta gestão.

Plano de Desenvolvimento de Herdeiros (PDH)

Nem todo o herdeiro é sucessor como nem todo o sucessor é herdeiro.Partindo desse pressuposto, entendemos que o fato de ser filho/filha não pode ser uma situação que obrigue a pessoa a trabalhar na empresa da família. Por outro lado, percebemos que esses herdeiros nem sempre sabem o que fazer “fora dos muros da empresa”.Algumas vezes a pressão familiar é tamanha que ele não vê nem percebe outras opções. Escolheu a faculdade e os estágios sempre alinhados a demanda da corporação e não com o seu coração. O PDH ajuda nessa caminhada em busca de um posicionamento e capacitação coerente para a realização de seus sonhos e propósitos dentro ou forma do negócio da família.

Nenhum comentário

Deixe um comentário