fbpx
PDL plano de desenvolvimento de lideres

PDL: Programa de Desenvolvimento de Líderes

Muitas empresas têm o seu PDL super estruturado, outras querem mudar o formato e há aquelas que nunca fizeram nada e querem começar.

 

O que existe em comum? A certeza de que gestores capacitados permitem o crescimento mais rápido, contínuo e robusto da organização.

 

Para começar, o ideal é que a área de Recursos Humanos cruze: Planejamento Estratégico X Resultado da Pesquisa de Clima X Avaliação de Desempenho X Assessment. Se o RH usa pesquisa pulso, bora incluir também esses dados, bem como outros específicos de cada cultura.

 

Na sequência, extrair as demandas em cima das hard skills / competências técnicas e soft skills / competências comportamentais desse cruzamento. Usando um termo mais “moderno”, temos que “minerar os dados”. Quando se tem a clareza do é necessário desenvolver, é a hora de buscar a consultoria que atenda essa necessidade.

 

A Com Propósito entra como parceiro do negócio com foco nas Soft Skills, ou seja, competências comportamentais. O nosso propósito é “Desenvolver pessoas e negócios através de experiencias transformadoras”. Quando recebemos a demanda, pensamos no projeto de forma sistêmica atendendo os diversos públicos para gerar a transformação e começamos a curadoria de conteúdo, buscando o que há de melhor e mais atual nos temas solicitados.

 

É comum trabalhamos com um programa específico para a alta gestão, outro para coordenadores/supervisores e ainda mais um com futuros líderes. Assim, alimentamos a sucessão interna.

 

Usamos a andragogia, ensino para adultos, como metodologia, colocando as pessoas como protagonistas do seu aprendizado. Nosso método é leve e profundo. Leveza e densidade não são opostas no crescimento humano. Olha só:

Metodologia Com Propósito

 

Outra técnica, que amamos, é a Teoria U, criada por Otto Sharmer, professor do MIT (Estados Unidos). Sua aplicabilidade vai desde facilitar o autoconhecimento até a criação do planejamento estratégico e mudança organizacional. São três momentos…

 

  • Análise do passado (comportamentos e crenças);
  • Aqui e agora (como estamos, deixando ir o que não faz mais sentido e deixando vir o que queremos);
  • Prototipação do Futuro;

 

E quatro “níveis de escuta”:

 

  • Habitual;
  • Factual com a mente aberta;
  • Empática com coração aberto;
  • Generativa com a intenção aberta;

 

Para cada um há necessidade de um comportamento específico. São três “vozes internas” que precisam ser caladas:

 

  • Voz do julgamento;
  • Voz do cinismo;
  • Voz do medo.

 

Para algumas empresas, sugerimos o assessment antes do programa iniciar para mapearmos o perfil das pessoas de forma individual.

 

Ao final do PDL Com Propósito, sempre há a formatura. Sim, acreditamos que ritos “acalmam a alma”, selam novos comportamentos e empoderam as pessoas para atitudes coerentes com o que aprenderam e se comprometeram.

 

E com aplicabilidade no negócio, afinal desenvolvemos líderes para melhorar a gestão de pessoas e trazer mais resultados para a organização. Esse é o nosso papo com a galera: Tem que fazer mudança!

 

Os temas e programa que mais somos demandados para PDL Com Propósito são:

 

  • Autoconhecimento / autogestão: Teoria U na veia! Quanto melhor estamos conosco, melhor seremos com os outros. O autoconhecimento é libertador. Gostamos de começar os programas com esse módulo. Um super ZOOM para dentro de si! Para depois olhar os demais.
  • Inteligência Emocional: Reconhecer as suas emoções e as dos outros é sempre uma oportunidade de conexão para atitudes mais coerentes com nossos desejos e projetos.
  • Segurança Psicológica: As empresas querem inovar, crescer, ter novos produtos. Para isso precisam gerar um ambiente seguro para aprender com os erros, trazer a diversidade e o sentimento de pertencimento aliado a responsabilidade de cada pessoa e time. Vamos criar essa cultura?
  • Saúde Mental: Esse assunto passou a ser pauta da reunião da diretoria. Lá, muitos estão com a sua saúde mental fragilizada e percebem o mesmo nas equipes que precisam dar conta do recado em casa e no emprego em um mundo BANI e em pandemia. Criamos muitos programas em 2020 e 2021 com essa temática em diferentes organizações de vários portes.
  • Comunicação e Comunicação Não Violenta: Quem não se comunica se trumbica, né Chacrinha! Por que toda a reclamação é um pedido que não foi atendido, sabia? Então bora rechear a mochila com metodologia, prática e incluindo as nossas emoções e percepções para pedidos mais efetivos.
  • Negociação: Negociamos o tempo todo… na família, na academia, no trabalho… somos negociadores por essência. Inspirado na experiencia de Helena Brochado no curso de Negociações realizado em Harvard pela CMIInterser, montamos um programa super prático. Onde vivenciamos os 7 elementos da negociação: Relacionamento, Comunicação, Interesses, Opções, Legitimidade, Acordo e Alternativas e Muito mais!
  • Gestão de Conflitos: Quem nunca? Conflitos fazem parte da nossa vida! Vamos entender como podemos trabalhar melhor?
  • Estilos de gestão: Gestor centralizado, democrático, delegador, generativo, compassivo, liderança situacional… Jesus salva! E o que disso tudo faz sentido para nós? Qual o NOSSO estilo de gestão? Bora co-criar?
  • Feedback: Qual foi o feedback que mais impactou na sua vida? Começamos com essa pergunta. E assim, para os nascidos até 1980, “cai a ficha” e para os mais novinhos… os “downloads são concluídos” sobre a relevância dessa ferramenta, que não é exclusiva dos gestores. Vai um feedback ai?
  • Conversas difíceis: “Xiiii, ela me chamou na sala dela… deu m!” É mais ou menos assim, que a galera fala quando são chamados por seus gestores. Isso é fruto de uma cultura que começou em casa… “quando o seu pai chegar, você vai ver…”, depois na escola com a sala do diretor e nas empresas. Só que não precisa ser assim. Conversas difíceis são necessárias, fazem parte da vida e precisamos desses momentos para crescermos como seres humanos e empresas.

 

Isso é um pouquinho de como trabalhamos Com Propósito!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.