Teoria U

Teoria U

A “Teoria U” vem para facilitar o aprendizado e as mudanças na sociedade, nas organizações e nas pessoas. Otto Scharmer, economista norte-americano e professor do MIT, é o “pai da criança” e lançou o livro com mesmo título em 2009.

Claro que ele não estava sozinho nessa jornada. Contou com a colaboração do colega de universidade Peter Senge, autor do livro “A Quinta Disciplina”, e também de Joseph Jaworski, escritor de obras como “Sincronicidade: O caminho interior para a liderança” e “A Fonte: Uma Jornada à Criação do Conhecimento, A Essência da Liderança Eficaz”. Também aplicou conceitos do chamado pensamento sistêmico. Até o livro ser impresso, já haviam se passado 10 anos de muita pesquisa.

A Teoria U é um processo, composto por 7 etapas. Bora conhecer:

Tudo começa em um download no “U”. Nesse início, precisamos identificar os padrões, hábitos, rotinas, competências que queremos mudar. Feito isso, começamos a descer no “U”:

 

  1. Suspender: Interagir com os padrões do passado e as barreiras de aprendizagem!
  2. Redirecionar: Tomada de consciência da realidade. Olhar através de outros setores periféricos e os impactos gerados “fora de mim” com as minhas ações.
  3. Sentir / Deixar ir: Sentir a partir do contexto (do campo). O que carregamos que não faz mais sentido?
  4. Presencing: Aqui estamos no fundo do “U” e nesse momento tomamos a decisão. “Nos conectamos a fonte. Nos aproximamos do nosso EU a partir do futuro que emerge.” (Scharmer, 2019).
  5. Cristalização / Deixar vir: A vontade de despertar para algo novo com o poder da intenção.
  6. Prototipar: Criar o futuro que queremos com a intenção e a verdade que estamos nos propondo.
  7. Incorporar: Passar a praticar o que foi prototipado.

 

Para que a mudança ocorra, precisamos suspender 3 vozes:

 

  1. Voz do Julgamento: Padrões limitantes de pensamento e julgamento. Essa voz bloqueia a criatividade!
  2. Voz do Cinismo: Nos impede de sentir a realidade. Essa voz, bloqueia o sentimento e a empatia.
  3. Voz do Medo: Receio intenso de deixar ir de ir em frente. Essa voz, bloqueia a ação.

 

Otto também nos brinda com os 4 níveis de escuta essenciais são:

  1. Habitual: o nosso dia a dia com os nossos hábitos e julgamentos
  2. Factual I Mente aberta: Relacionado a nossa Inteligência Intelectual (QI). Oportunizar-se aprender com novas experiências.
  3. Empática I Coração Aberto: Relacionado a nossa Inteligência Emocional (IE). É a capacidade de gerir nossas emoções e termos empatia.
  4. Generativa I Intenção Aberta: Capacidade de acessarmos o nosso verdadeiro objetivo e o nosso verdadeiro “EU”.

 

O primeiro livro do autor foi tão denso, que sugeriram que ele escrevesse um mais simples para evidenciar a prática da sua teoria que é maravilhosa e que promove muito autoconhecimento. Faremos o mesmo aqui. É como se agrupássemos em 3 momentos.

 

O primeiro começa com a equipe entendendo e questionando seus padrões atuais. Nem todos ainda fazem sentido e é necessário “deixar ir” tudo que não agrega mais para que haja um processo de reconexão entre o time e com a essência da entrega do trabalho.

Depois há um aprofundamento, um caminho em direção ao fundo do “U” e foi deste movimento é que surgiu o nome da metodologia. É principalmente nesta etapa que entra um conceito central da teoria, o “presensing”, uma combinação das palavras “presence” e “sensing” (“presença” e “sentindo” em inglês). É trazer para o agora o potencial de cada um dos integrantes da equipe e a escolha do que “deixar vir”.

Por fim, há o caminho de subida, para a outra ponta do “U”. Uma nova visão deve ser cristalizada com novos comportamentos, escolhas e atitudes. Aqui prototipamos o futuro que queremos e experimentamos o novo que emerge.

Um dos objetivos da “Teoria U” é facilitar processo de mudança dos indivíduos e organizações, sem que isso exija intermináveis reuniões. Trata-se de um processo dinâmico, com início, meio e fim bem definidos.

 

Amamos tanto essa metodologia que usamos como pano de fundo em quase todos os projetos de transformação da Com Propósito:

 

  • PDL – Programa de Desenvolvimento de Líderes
  • Team Bulding – Programa de Desenvolvimento de Equipes
  • Planejamento Estratégico
  • Sucessão em Empresas Familiares

 

E há empresas que querem o programa só com a Teoria U, passando por todas as fases. Nesse caso, precisamos entender bem a demandas para regularmos o nível de intensidade e começamos a montanha russa da Teoria U.

 

Quer saber mais, fale conosco!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.