fbpx
teoria u

O que é Teoria U

A “Teoria U” vem para facilitar o aprendizado e as mudanças nas organizações e nas pessoas. Otto Scharmer, economista norte-americano e professor do MIT, é o “pai da criança” e lançou o livro com mesmo título em 2009. Com base nesta metodologia que montamos o workshop “Liderança Inspiradora”, que será realizado nos dias 11 e 12 de maio (falamos mais a respeito dele no final do artigo 😉

Claro que ele não estava sozinho nessa jornada. Contou com a colaboração do colega de universidade Peter Senge, autor do livro “A Quinta Disciplina”, e também de Joseph Jaworski, escritor de obras como “Sincronicidade: O caminho interior para a liderança” e “A Fonte: Uma Jornada à Criação do Conhecimento, A Essência da Liderança Eficaz”. Também aplicou conceitos do chamado pensamento sistêmico. Até o livro “Teoria U” ser impresso, já haviam se passado 10 anos de pesquisa.

As 7 etapas da Teoria U

A Teoria U é composta por 7 etapas. Bora conhecer:

Tudo começa em um donwload no “U”. Nesse início, precisamos identificar os padrões que queremos mudar. Feito isso, começamos a descer no “U”

  1. Suspender: Interagir com os padrões do passado e as barreiras de aprendizagem!
  2. Redirecionar: Tomada de consciência da realidade. Olhar através de outros setores periféricos.
  3. Sentir/Deixar ir: Sentir a partir do contexto. O que carregamos que não faz mais sentido?
  4. Presencing: Aqui estamos no fundo do “U” e nesse momento tomamos a decisão. “Nos conectamos a fonte. Nos aproximamos do nosso EU a partir do futuro que emerge.” (Scharmer, 2019).
  5. Cristalização/Deixar vir: A vontade de despertar para algo novo com o poder da intenção.
  6. Prototipar: Criar o futuro que queremos com a intenção e a verdade que estamos nos propondo.
  7. Incorporar: Passar a praticar o que foi prototipado.

Para que essas etapas ocorram, precisamos suspender 3 vozes:

  1. Voz do Julgamento: Padrões limitantes de pensamento e julgamento. Essa voz bloqueia a criatividade!
  2. Voz do Cinismo: Nos impede de sentir a realidade. Essa voz, bloqueia o sentimento e a empatia.
  3. Voz do Medo: Receio intenso de deixar ir de ir em frente. Essa voz, bloqueia a ação.

Outro 3 aspectos essenciais são:

  1. Mente aberta: Relacionado a nossa Inteligência Intelectual (QI). Oportunizar-se aprender com novas experiências.
  2. Coração Aberto: Relacionado a nossa Inteligência Emocional (IE). É a capacidade de gerir nossas emoções e termos empatia.
  3. Intenção Aberta: Capacidade de acessarmos o nosso verdadeiro objetivo e o nosso verdadeiro “EU”.

Xiiii, quanta coisa né?! Para facilitar, podemos agrupar a Teoria U em 3 momentos.

O primeiro começa com a equipe entendendo e questionando seus padrões atuais. É necessário “deixar ir” tudo que não faz mais sentido. Há um processo de reconexão entre o time e com a essência da entrega do trabalho.

Depois há um aprofundamento, um caminho em direção ao fundo do “U” e foi deste movimento é que surgiu o nome da metodologia. É principalmente nesta etapa que entra um conceito central da teoria, o “presensing”, uma combinação das palavras “presence” e “sensing” (“presença” e “sentindo” em inglês). É trazer para o agora o potencial de cada um dos integrantes da equipe.

Por fim, há o caminho de subida, para a outra ponta do “U”. Uma nova visão deve ser cristalizada. Aqui prototipamos o futuro que queremos e experimentamos o novo que emerge.

Liderança Inspiradora

Um dos objetivos da “Teoria U” é facilitar processo de mudança dos indivíduos e organizações, sem que isso exija intermináveis reuniões. Trata-se de um processo dinâmico, com início, meio e fim bem definidos. E é justamente assim que funciona o nosso workshop “Liderança Inspiradora”, totalmente online e ao vivo.

São duas manhãs com o objetivo de proporcionar aos participantes reflexões do passado, empoderamento no presente e práticas para o futuro que emerge tanto na liderança profissional como na vida pessoal.

Quer saber mais, clique aqui

Leia mais artigos da Com Propósito

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.