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Saúde Mental

Saúde mental nas empresas

Convivemos em ambientes competitivos, excesso de pressão, cobranças no mercado de trabalho, novas demandas constantes típicas do mundo B.A.N.I. e acumulo de responsabilidades fora e dentro das empresas. Ainda precisamos somar o forte impacto da pandemia, do isolamento social e a vertiginosa forma que a Covid-19 mudou nossas vidas e as relações sociais. É inevitável que esses fatores afetem nossa saúde mental.

 

Diante deste contexto, vimos aumentar os casos de depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout – considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença resultante do estresse crônico e o esgotamento mental e físico que não foram bem administrados. Esses transtornos, se não tratados, podem se agravar correndo o risco de chegar ao suicídio.

 

De acordo com a mesma fonte, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, o que afeta diretamente a nossa produtividade e qualidade de vida. De 2019 para 2020, no Brasil, tivemos um aumento de 20,4% em aposentarias por essa razão e de 33,7% de afastamentos pelo mesmo motivo, o que também prejudica o resultado nas empresas que precisam de colaboradores engajadas e saudáveis emocionalmente.

 

O lado positivo é que os indivíduos estão buscando ajuda. Um indicador é o aumento nas pesquisas, junto ao Google Trends, sobre a saúde mental e inteligência emocional. Outro é o crescimento na demanda por profissionais da área de psicologia e psiquiatria.

 

Tudo isso, reforça que precisamos lembrar nossos colaboradores, amigos e familiares sobre a importância de termos hábitos intencionais para cuidar da felicidade e da saúde mental e física. Na família e com amigos podemos indicar terapia, exercícios físicos, muita conversa e amor.

 

E nas organizações, como lidar?

 

Notamos que as companhias estão cada vez mais atentas a essa pauta estimulando diálogos, oferecendo terapia e programas especiais para apoiar as equipes. Percebemos ainda que o foco da capacitação, que até então era muito nos líderes, começou a ser também para os demais colaboradores, pois a força de trabalho, como um todo, precisou de muita resiliência para dar conta do recado em casa e no emprego.

 

Assim, nasceu o programa “Saúde Mental de Propósito” pois acreditamos que essa pauta ainda é tabu nas empresas e a melhor forma de combater o preconceito e apoiar gestores e times é falar sobre o assunto, de forma leve e consistente. E é assim que entregamos o projeto, composto por 4 palestras + 5 vídeos do Cine Com Propósito

 

(REPRESENTAR COM IMAGEM).

 

As empresas podem contratar o programa todo (palestras + Cine Com Propósito) ou somente aquilo que fizer sentido para a sua demanda. Conheça o programa:

 

Palestra “Saúde Mental”

 

  • Palestra: Saúde Mental
  • O que é saúde mental?
  • Como a pandemia mudou a nossa vida?
  • Técnicas e dicas para ajudar na sua saúde mental!
  • O que é Ansiedade e Depressão e como lidar?
  • O que é e para que serve a Segurança Psicológica?
  • Como podemos contribuir para um ambiente mais seguro emocionalmente?
  • Mundo BANI X Mundo VUCA
  • Como lidar com o desconhecido e quando pedir ajuda?

 

Palestra “Criando a cultura da segurança psicológica na nossa empresa!”

 

  • O que é Segurança Psicológica?
  • Não há inovação nem melhoria de processos ou produtos sem Segurança Psicológica.
  • Segurança psicológica X responsabilização!
  • Zona de apatia, ansiedade, conforto e aprendizagem;
  • Cultura do silêncio;
  • 4 aspectos da segurança psicológica: expressar, interagir, aprender e pertencer;
  • Projeto Aristóteles da Google.

 

Palestra “Inteligência Emocional”

 

  • A eterna busca: Felicidade
  • O que é Inteligência Emocional e como desenvolver?
  • Como aplicar Inteligência Emociona na rotina;
  • Método CIA (o que eu controle, o que eu influencio e o que eu aceito);
  • Etapas quando saio da Zona de conforto (medo, aprendizagem, superação e CAOS)?
  • Equipe de alta performance com inteligência Emocional;
  • Muita prática e vivência

 

Palestra “Mistura das emoções”

 

  • Onde está o seu cérebro e o seu coração: Razão X Emoção;
  • Meditação;
  • Entendendo as emoções primárias e secundárias no dia a dia e os seus pedidos;
  • As emoções no corpo;
  • As família das Emoções: Amor, Medo, Raiva, Felicidade, Alegria, Esperança, Tristeza, Vergonha e Surpresa;
  • Emoções opostas.

 

Cine Com Propósito

 

Cine com Propósito

São vídeos apresentados pela Helena Brochado, usando o uniforme das empresas, e gravados exclusivamente para cada organização. Eles são editados e tem duração em torno de quatro minutos com muito conteúdo e leveza, como tudo que fazemos por aqui!

 

E que temas são? Sabia que essa pergunta estava na sua cabeça… Sempre ouvimos a demanda do Recursos Humanos e cocriamos os pedidos. O que mais rolaram até agora foram:

 

  • Saúde mental
  • Inteligência emocional
  • Gestão do tempo
  • Na pressão
  • Autocompaixão
  • Segurança psicológica
  • Comunicação Não Violenta (CNV)
  • Mundo BANI
  • Comunicação
  • Pessoas tóxicas
  • Protagonismo

 

Para concluir, lembramos que não existe uma vida profissional e uma vida pessoal. Existe UMA VIDA! E nela, acomodamos os nossos papéis de profissional, pai/mãe, filhos, avós, amiga, colega de academia, aluna, artista, enfim, quem somos.

 

Helena Brochado, fundadora e palestrante na Com Propósito, cita 15 dicas simples, para tornar sua vida mais feliz e mais saudável.

 

  1. Autoconhecimento é tudo. Você reconhece os seus gatilhos mentais? Aquilo que te “liga” e gera reações que nem sempre são as que gostaria?
  2. Identificar qual o seu limite? Respeite-se;
  3. Com que frequência você pratica o TPM – Tempo Para Mim? São nesses momentos, que o nosso cérebro “relaxa”;
  4. Você reconhecer as suas emoções? Estou triste, feliz, mal-humorado. Ok? Assume, aceita e peça um tempo, para si e para os outros, sempre que sentir necessidade;
  5. Afaste-se de pessoas tóxicas. Essas mesmas, que você está pensando agora;
  6. Tenha gratidão a tudo que te traz conhecimento, sejam fatos positivos ou negativos;
  7. Lembre-se que: o controle remoto da sua vida está na sua mão. Assim, escolha leituras, filmes, pessoas e informações que fazem bem;
  8. Não julgue: só sabemos do outro o que ele nos permite saber;
  9. Ria de si mesmo. Sabe aquela gargalhada que vem de dentro, quando viramos o molho de tomate na toalha branca de linho: Deixa vir!
  10. Tenha Autocompaixão: AUTO (para mim) COM (junto) PAIXAO (o nível mais alto de amor). Ou seja, ame-se! E se coloque em primeiro lugar. Só assim, você terá recursos internos para poder ajudar as pessoas ao seu redor. Por isso, “se houver despressurização da cabine, coloque primeiro a máscara em você”. Caso contrário, você não terá oxigênio, para ajudar a si e aos outros.
  11. Pratique exercícios;
  12. Cuide de sua alimentação;
  13. Tenha contato com a natureza e formas de lazer;
  14. Priorize o sono;
  15. Desenvolva sua fé.

 

São dicas simples. A felicidade é simples. Quando entendemos, que podemos não ter tudo que queremos, mas temos tudo que precisamos, a felicidade bate à nossa porta e recordaremos dos dias que pedimos para ter o que temos hoje.

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