A sua empresa tem Segurança Psicológica?
A Segurança Psicológica ganhou destaque através da Google com o projeto Aristóteles. A empresa queria entender por que tinham equipes de alta performance que criavam, inovavam e corriam mais riscos que outras, uma vez que todas estavam dentro da mesma cultura.
Então formaram 180 times (115 de engenharia e 65 de vendas) compostos de três a 50 indivíduos com competências e entregas diversas. Qual foi o resultado? Os de alta performance eram justamente os que apresentavam maior Segurança Psicológica. Os demais fatores, por ordem de relevância são: confiabilidade, estrutura e clareza, Significado e Impacto.
Assim, se a sua empresa quer inovação, novos produtos, novas soluções, gente feliz que tenha orgulho das suas entregas e de onde trabalha, Segurança Psicológica é essencial.
A professora da Harvard Business School Amy Edmondson, autora do livro “A organização sem medo” define como “uma crença compartilhada pelos membros de uma equipe de que a equipe é segura para a tomada de riscos interpessoais” A escritora também relata que “é um clima de equipe caracterizado por confiança interpessoal e respeito mútuo, no qual as pessoas se sentem à vontade em serem elas mesmas”.
Talvez seja um sonho para muitas empresas e colaboradores trabalharem em um lugar assim.
Nem toda a empresa com segurança psicológica gera resultados para o acionista e aprendizados para os colaboradores. É necessário haver também responsabilização juntamente com a segurança psicológica. No gráfico abaixo explicamos melhor:
* Adaptado da Feliciência
ZONA DE APATIA
Não há protagonismo pois os colaboradores não se sentem nem com segurança nem como responsabilização pelos seus processos.
ZONA DE ANSIEDADE
A pressão pela entrega é tão grande que o clima fica hostil e não há segurança psicológica. As pessoas entregam, mas a que preço e por quanto tempo?
ZONA DE CONFORTO
Os colaboradores adoram a empresa e o seu trabalho pois há segurança psicológica, os gestores ouvem e entendem a demanda. Porém, o time não entrega pois não é uma responsabilização das pessoas com o trabalho, não há um desafio maior.
ZONA DE APRENDIZAGEM
É para onde há espaço para a aprendizagem constante, trocas, desafios, colaboração e entregas de resultados consistentes.
Amy Edmondson ressalta a importância e a necessidade de ouvirmos as equipes. A “super” hierarquia, a autoconfiança exagerara, os “heróis organizacionais” são alguns dos inimigos da segurança psicológica. A cultura do silencio se alimenta dessas possibilidades:
Erving Goffman traz no seu livro “A representação do eu na vida cotidiana” (ed Vozes, 2014) que “O gerenciamento de impressões é um processo consciente ou subconsciente no qual as pessoas tentam influenciar as percepções de outros sobre uma pessoa, objeto ou evento.”. Uma vez que um indivíduo dispõe de uma autoimagem positiva de si mesmo para os outros, esse indivíduo sente a necessidade de manter e viver de acordo com essa imagem”. Porém se ele não sente segurança psicológica ele se cala e se adequa a cultura do silêncio por medo do julgamento. Assim… cria-se a cultura do silêncio.
Outro autor referência no tema é o Timothy Clark. Ele elenca os quatro aspectos da Segurança Psicológica:
Por isso e muito mais entender como está a segurança psicológica do time é tão importante.
Temos uma palestra, um workshop e um programa top sobre esse tema. A empresa pode contratar o programa ou somente uma das suas etapas:
1 – Pesquisa de Segurança Psicológica do autor Timothy Clark, validada internacionalmente e que mensura os quatro aspectos da Segurança Psicológica;
2 – Palestra “Criando a segurança psicológica na nossa empresa!”
3 – Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) Com Segurança Psicológica de Propósito composto por encontros com os gestores para gerar essa cultura na empresa.
4- Workshop com equipes para vivenciar o processo da cultura da Segurança Psicológica.
Estamos aqui para “Desenvolver pessoas e negócios através de experiências transformadoras” e tanto a palestra como a pesquisa podes transformas as vidas das pessoas da sua empresa!
Conte conosco!
Este workshop é o que você está procurando para a sua empresa? Então entre em contato conosco: contato@comproposito.com.br.
Nenhum comentário