fbpx

Mulheres são líderes mais eficazes que homens, aponta pesquisa

Estamos vivendo um momento histórico! Pela primeira vez na história, mulheres CEOs lideram cerca de 10% das empresas da Fortune 500, a lista das maiores companhias dos EUA por receita. Este é um marco importante, mas também ressalta a necessidade de mais mulheres em todos os níveis de liderança.

Não se trata apenas de representatividade. As mulheres líderes são boas para os negócios. Pesquisas e estudos têm mostrado que organizações com maior diversidade de gênero em cargos de liderança têm um desempenho financeiro melhor, são mais eficazes e constroem conexões mais fortes.

De acordo com o relatório “The Ready-Now Leaders” da ONG Conference Board, as organizações com pelo menos 30% de mulheres em cargos de liderança têm 12 vezes mais chances de estar entre as 20% melhores em desempenho financeiro. Além disso, uma pesquisa da organização Leadership Circle, com base em análises de mais de 84 mil líderes e 1,5 milhão de avaliadores, mostrou que as lideranças femininas são mais eficazes do que seus colegas homens em todos os níveis de gerenciamento e faixas etárias.

Então, o que torna as mulheres líderes mais eficazes? Cindy Adams, presidente e CLO (Chief Learning Officer) da Leadership Circle, liderou um novo estudo da organização que oferece insights sobre os diferentes impactos de líderes homens e mulheres. A pesquisa, baseada no Leadership Circle Profile, uma análise cientificamente validada que mede “competências criativas” e “tendências reativas” na liderança, destacou três principais vantagens das lideranças femininas:

Capacidade de “conectar e se relacionar com outras pessoas”: As mulheres pontuam significativamente mais alto em todas as dimensões criativas, sugerindo que as mulheres líderes constroem relacionamentos mais autênticos e são melhores em construir conexões com as pessoas.

Orientação de “jogar para que todos ganhem”: As mulheres são mais propensas a liderar a partir de uma mentalidade criativa e focada em avançar em direção a uma visão compartilhada, enquanto os homens tendem a liderar com a ideia de “jogar para não perder”.

Construção e cultivo de conexões mais fortes: As mulheres aparecem de maneira visivelmente diferente dos homens em termos de construção de conexões, mentoria, desenvolvimento de outras pessoas e demonstração de preocupação com a comunidade.

Apesar dos benefícios mensuráveis que as mulheres trazem na liderança das organizações, muitas empresas ainda não as desenvolvem e apoiam efetivamente. É fundamental criar um caminho em nossa empresa para tornar a liderança mais inclusiva e aproveitar todo o poder e potencial das mulheres.

Acreditamos que a equidade de gênero e a diversidade nas lideranças não são apenas questões sociais, mas também uma estratégia de negócios inteligente. Vamos continuar trabalhando para promover a liderança feminina em nossa organização e aproveitar os benefícios que ela traz.

E para estimular a maior participação das mulheres no dia a dia das empresas, temos o workshop “De mulher para mulher, como vão suas emoções” que viabiliza um maior conhecimento sobre inteligência emocional e tomada de decisão no dia a dia.

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.