fbpx

Síndrome do impostor? Não caia nessa!

A síndrome do impostor afeta muitas pessoas hoje em dia. É caracterizada por um sentimento de inadequação e a sensação de que não merecemos nosso sucesso ou realizações, mesmo quando temos evidências concretas de que somos bem-sucedidos.

Te convido para parar por um momento e olhar para os fatos. Você já conseguiu um trabalho que queria? Já concluiu um projeto com sucesso? Já recebeu um elogio por uma super entrega? Se sim, parabéns! Esses são indicadores claros de que você é capaz e merecedor desse reconhecimento.

Muitas vezes duvidamos de nossas habilidades e realizações até mesmo porque, talvez, não tenhamos recebido os reforços adequados em outros momentos da vida. É importante lembrar que todos nós passamos por momentos de incerteza e medo. Não deixe que isso te impeça de seguir em frente e alcançar seus objetivos.

Então, se você está se sentindo como um impostor, tente lembrar-se dessas três coisas:

➡️ Você não está sozinho. Muitos líderes sofrem com esse mau, e isso não é algo de que devemos nos envergonhar. Converse com as pessoas e peça feedback

➡️ Lembre-se de suas realizações. Escreva-as em um papel, mantenha-as em um diário ou faça uma lista mental sempre que precisar se lembrar de que você é capaz.

➡️ Não tenha medo de pedir ajuda, e de contar com o apoio da equipe, pares e gestor. Não há nada de errado nisso. Se você está se sentindo sobrecarregado ou inseguro, não hesite em falar.

Lembre-se de que a síndrome do impostor é um obstáculo interno e temporário que pode ser superado com o tempo e a prática.

A síndrome do impostor pode ser resultado, inclusive, da baixa autoestima, apesar da confiança que as pessoas têm na gente. Olha só: Não acreditamos em nós mesmos, mas os outros acreditam.

Todos nós já passamos por momentos de “síndrome do impostor”. E esse tema é tratado em nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) e temos uma palestra novinha sobre o assunto.

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.