fbpx

Descanso proativo: você sabe o que é isso?

Gostaria de compartilhar com vocês um estudo recente da consultoria Gartner sobre o mundo do trabalho, que aponta para um cenário fragmentado e desafiador. A pesquisa mostra que a rotatividade média pode aumentar permanentemente em até 20%, o que significa que novos funcionários chegarão à força de trabalho com dificuldade para fazer conexões pessoais, já que grande parte das interações ocorre no ambiente virtual.

Outro dado alarmante é que apenas dois em cada cinco funcionários confiam em seus empregadores. Isso pode ser explicado por preocupações com a privacidade, segurança no emprego e pressão para retornar ao trabalho presencial, mesmo com a possibilidade de trabalho remoto.

Além disso, os funcionários gastam em média 9% da jornada acessando aplicativos em dispositivos eletrônicos, o que reduz o tempo de atenção e a produtividade. Por isso, é importante que as empresas entendam e encontrem maneiras de apoiar seus funcionários a produzir de forma mais saudável e sustentável.

Diante desse cenário desafiador, é importante adotar práticas de descanso proativo, interações intencionais e crescimento sustentável. Segundo a pesquisa, 93% dos líderes de RH estão mais preocupados com o esgotamento dos funcionários, e 77% deles acreditam que os talentos de alta performance trabalham mais do que os demais, mas pesquisas mostram que mais horas não significam maior produtividade.

Por isso, é fundamental adotar práticas como equilíbrio na carga de trabalho, check-ins de energia para avaliar os níveis de motivação e fadiga, e pausas diárias para permitir a desconexão. Além disso, é importante criar conexões humanas entre as pessoas, incentivando a colaboração e a interação intencional.

Por fim, é importante desenvolver as pessoas em todos os seus aspectos, incluindo o aprimoramento pessoal. A pesquisa mostra que 82% das pessoas acham importante serem vistas como pessoas, não apenas como funcionários, e que a pandemia fez com que 65% dos profissionais reconsiderassem o papel do trabalho em suas vidas.

Juntos, podemos construir um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável!

Programa de saúde mental Com Propósito

A Com Propósito mantém um programa de saúde mental que apoia gestores e times a falar sobre o assunto, de forma leve e consistente. O projeto é composto por quatro palestras e cinco vídeos do Cine Com Propósito.

As empresas podem contratar o programa todo (palestras + Cine Com Propósito) ou somente aquilo que fizer sentido para a sua demanda. Conheça o programa:

– Palestra “Saúde Mental”;
– Palestra “Criando a cultura da segurança psicológica na empresa!”
– Palestra “Inteligência Emocional”
– Palestra “Mistura de Emoções”
– Cine Com Propósito

Quer saber mais? Clique no botão abaixo e fale com a Fernanda sobre como podemos levar o programa de Saúde Mental Com Propósito para a sua empresa:

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.