fbpx
Ted Lasso

7 ensinamentos profissionais da ótima série Ted Lasso

Por aqui, adoramos filmes e séries. E gostamos ainda mais quando conectamos com a VIDA. Pessoalmente, não gosto de futebol, porém…. essa série me ensinou muita coisa. Segue aqui comigo!

Ted Lasso é uma série disponível no Apple TV+ e conta a história de um técnico que futebol americano, aquele jogado com as mãos, contratado para treinar um time de futebol, o nosso, jogado com os pés. O motivo: traída constantemente pelo marido, a proprietária do fictício AFC Richmond acabou ficando com o clube na separação. Então, ela quer se vingar, rebaixando o próprio time – que é uma paixão do ex.

O técnico Ted Lasso (Jason Sudeikis) chega sob a desconfiança de todos. Aos poucos vai surpreendendo, não por competência técnica e sim por sua incrível capacidade de lidar com pessoas, incluindo jogadores, jornalistas e até torcedores. A série é uma verdadeira aula de gestão de equipes. Ted deixa claro, por exemplo, que pessoas são mais importantes do que resultados. E faz o possível para que os próprios integrantes do clube resolvam seus conflitos, sem intervenção de cima para baixo.

Quer mais motivos para assistir? Ted Lasso é divertidíssima (ganhou o último Emmy de melhor comédia) e muito, muito alto astral (convenhamos, humor é fundamental). O futebol profissional é retratado de forma bastante leve e há muito protagonismo feminino. Confira o que mais podemos aprender com Ted Lasso:

Valorizar as pessoas

Mesmo sem ter as melhores competências técnicas, Ted tinha o essencial: a capacidade de fazer emergir o que cada um tinha de melhor. Como? Valorizando e colocando as pessoas em primeiro lugar e gerando confiança no time.

Senso de equipe

O treinador também deixou claro no que ele acredita, o que é certo e errado para seguir. Mesmo não sendo o melhor tecnicamente, se preocupou em SER o melhor como pessoa e time.

Uma das cenas que retrata como Lasso é o estilo de pessoa que pensa no grupo, é quando ele tira a estrela do time Jamie Tartt, mesmo após ele ter marcado dois gols no primeiro tempo. A justificativa é de que em um dos gols ele comemora sozinho, mostrando a sua falta de espírito de equipe. Não conseguimos nada sozinhos. O ser humano é um ser gregário e, por isso e com isso, chegou onde chegou.

Confiança e respeito

A primeira coisa que um profissional deve fazer ao chegar em um novo ambiente é tratar de cumprimentar todos e foi exatamente isso que Ted Lasso fez.

O seu carinho é igual com todo mundo, desde com o CEO até o roupeiro do time, mostrando acima de tudo respeito e desejo de estabelecer amizade com confiança. Além disso, buscou mostrar como poderia servir de estímulo aos demais profissionais.

Criar vínculos

Quando uma pessoa se machuca, nem sempre é levada a sério pelos outros, que seguem como se nada tivesse acontecido. Em um episódio, quando um dos jogadores volta recuperado de uma lesão, o time todo se preocupa com a sua volta e colocam-se a disposição para ajudar pois sabem da importância que cada um tem para o time.

Líder humano

Em nenhum momento Ted nos mostra que devemos ter vergonha das nossas fraquezas. Errar faz parte do ser humano e mesmo em um cargo de liderança isso é normal. Lasso nos mostra como a conversa, principalmente nos momentos mais difíceis, é melhor do que qualquer discussão mais acalorada ou que o silêncio.

Saber lidar com as individualidades

Precisamos entender que cada pessoa é um ser único. É isso que Lasso acaba fazendo em vários momentos da série, sentando-se para conversar com cada um dos seus jogadores e entendendo as suas dores, sonhos, fortalezas e crenças.

Ignorar as críticas

As pessoas sempre irão nos criticar. O pior é que algumas só estarão presentes nos momentos ruins. Lasso nos mostra, que ao contrário de quem muitas vezes nos ofende, a resposta não deve vir na mesma moeda, pois a vingança não é algo positivo. Lasso se mostra fiel aos seus valores.

Adoramos essa série e, eu especialmente, já estou pensando em qual Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) de 2022 vamos incluir esse conteúdo.

Quer saber como funciona o nosso PDL? Entra em contato!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.