Convivemos em ambientes competitivos, excesso de pressão, cobranças no mercado de trabalho, novas demandas constantes típicas do mundo B.A.N.I. e acúmulo de responsabilidades fora e dentro das empresas. Ainda precisamos somar o forte impacto da pandemia, do isolamento social e a vertiginosa forma que a Covid-19 mudou nossas vidas e as relações sociais. É inevitável que esses fatores afetem nossa saúde mental.
Diante deste contexto, vimos aumentar os casos de depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout – considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença resultante do estresse crônico e o esgotamento mental e físico que não foram bem administrados. Esses transtornos, se não tratados, podem se agravar correndo o risco de chegar ao suicídio.
De acordo com a mesma fonte, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, o que afeta diretamente a nossa produtividade e qualidade de vida. De 2019 para 2020, no Brasil, tivemos um aumento de 20,4% em aposentarias por essa razão e de 33,7% de afastamentos pelo mesmo motivo, o que também prejudica o resultado nas empresas que precisam de colaboradores engajadas e saudáveis emocionalmente.
O lado positivo é que os indivíduos estão buscando ajuda. Um indicador é o aumento nas pesquisas, junto ao Google Trends, sobre a saúde mental e inteligência emocional. Outro é o crescimento na demanda por profissionais da área de psicologia e psiquiatria.
Tudo isso, reforça que precisamos lembrar nossos colaboradores, amigos e familiares sobre a importância de termos hábitos intencionais para cuidar da felicidade e da saúde mental e física. Na família e com amigos podemos indicar terapia, exercícios físicos, muita conversa e amor.
Notamos que as companhias estão cada vez mais atentas a essa pauta estimulando diálogos, oferecendo terapia e programas especiais para apoiar as equipes. Percebemos ainda que o foco da capacitação, que até então era muito nos líderes, começou a ser também para os demais colaboradores, pois a força de trabalho, como um todo, precisou de muita resiliência para dar conta do recado em casa e no emprego.
Assim, nasceu o programa “Saúde Mental de Propósito” pois acreditamos que essa pauta ainda é tabu nas empresas e a melhor forma de combater o preconceito e apoiar gestores e times é falar sobre o assunto, de forma leve e consistente. E é assim que entregamos o projeto, composto por 4 palestras + 5 vídeos do Cine Com Propósito
As empresas podem contratar o programa todo (palestras + Cine Com Propósito) ou somente aquilo que fizer sentido para a sua demanda. Conheça o programa:
São vídeos apresentados pela Helena Brochado, usando o uniforme das empresas, e gravados exclusivamente para cada organização. Eles são editados e tem duração em torno de quatro minutos com muito conteúdo e leveza, como tudo que fazemos por aqui!
E que temas são? Sabia que essa pergunta estava na sua cabeça… Sempre ouvimos a demanda do Recursos Humanos e cocriamos os pedidos. O que mais rolaram até agora foram:
Para concluir, lembramos que não existe uma vida profissional e uma vida pessoal. Existe UMA VIDA! E nela, acomodamos os nossos papéis de profissional, pai/mãe, filhos, avós, amiga, colega de academia, aluna, artista, enfim, quem somos.
Helena Brochado, fundadora e palestrante na Com Propósito, cita 15 dicas simples, para tornar sua vida mais feliz e mais saudável.
São dicas simples. A felicidade é simples. Quando entendemos, que podemos não ter tudo que queremos, mas temos tudo que precisamos, a felicidade bate à nossa porta e recordaremos dos dias que pedimos para ter o que temos hoje.
Sorry, the comment form is closed at this time.