fbpx
perma e perma-v

PERMA e PERMA-V: a metodologia perfeita para o bem-estar dos seus colaboradores

Está precisando melhorar o bem-estar dos colaboradores da sua empresa? Vou te apresentar uma metodologia que pode ser uma ótima aliada na melhoria do ambiente de trabalho, baseada na Psicologia Positiva. O PERMA foi idealizado por Martin Seligman, um dos fundadores da Psicologia Positiva. O objetivo era criar um processo para poder promover o nível de bem-estar dos colaboradores em um ambiente de trabalho. Para isso, foram elaborados cinco elementos que compõe o acróstico PERMA:

P, de Positive (emoções positivas)

De acordo com a Psicologia Positiva, quando um indivíduo sente emoções boas em relação a alguém ou a um ambiente, tende a perceber melhor situações adversas e reagir positivamente. Desse modo, o senso de resiliência é ativado, contagiando as equipes, que estarão mais dispostas a realizarem as suas funções de forma satisfatória. Faça reuniões e encontros com as equipes para elogiar e agradecer suas entregas. Inclua Emoções Positivas no seu dia a dia.

E, de Engajement (engajamento)

“Engajamento” é um termo que vem ganhando força nos últimos tempos – inclusive como medida de popularidade nas redes sociais. Porém, no mundo corporativo, o significado é outro: tem a ver com o quanto um colaborador está motivado para empenhar-se pela empresa na qual trabalha. É o chamado “vestir a camisa”. De acordo com uma empresa chamada Vaipe, colaboradores engajados são cinco vezes mais comprometidos com as entregas e três vezes mais propensos inovar – além de cinco vezes mais propensos a indicar a própria companhia.

A relação empresa-funcionário deixa de ser meramente profissional e torna-se emocional. E ele vira um “embaixador” da marca!

Então, buscar o engajamento dos funcionários é fundamental. E há diversas formas de se trabalhar isso, a começar pelo alinhamento da pessoa com o propósito da empresa. Transparência, comunicação e cultura de feedback também são essenciais, assim como o contínuo desenvolvimento de todos.

R, de Relationship (relacionamentos positivos)

Todos os colaboradores devem ser tratados com respeito, educação e carinho. A afetividade proporciona um ambiente saudável para que relacionamentos positivos se desenvolvam, trazendo bom convívio entre equipes, setores e lideranças. Funcionários que possuem senso de inclusão, diversidade, respeito e intimidade fazem com que o clima no local de trabalho seja mais leve. Pessoas se sentem melhores quando percebem que são importantes para os outros. Aquele colaborador que é tóxico para a equipe prejudica demais o clima, as entregas e os relacionamentos. É responsabilidade do gestor atuar nessa situação e não “empurrar com a barriga” podendo colocar em jogos sua gestão.

M, de Meaning (significado)

O senso de Propósito é essencial para termos um ambiente gostoso. Os colaboradores precisam saber “o porquê fazem o que fazem” nas suas funções. Os gestores e a empresa podem ajudar nessa caminhada mostrando o impacto positivo que os produtos e serviços geram na sociedade e no mundo.
Lembramos sempre que o Propósito não é o ter e sim o ser. No que somos especiais?

A, de Acomplishment (realizações)

Você já concluiu uma tarefa e se sentiu muito aliviado e satisfeito com a entrega? Pois bem, realização é isso. É termos concluído aquilo que nos propomos. Estamos tirando do plano de ação do papel e realizando? Bora!

O que é PERMA-V?

Depois da popularização da metodologia PERMA, uma estudante chamada Emiliya Zhivotovskaya começou a estudar a fundo o conceito criado por Martin Seligman. Ela decidiu, então, inserir um novo elemento ao modelo original, a Vitalidade (V). Para Emiliya, um bem-estar completo deveria levar em conta o fator físico. A partir deste momento, a metodologia passou a ser conhecida como PERMA-V, com o elemento Vitalidade girando em torno de três pilares fundamentais: sono, alimentação e movimento. E aí, como estão esses 3 elementos na sua vida?

Qual o objetivo da Psicologia Positiva?

Para entendermos a eficiência da metodologia PERMA-V, precisamos entender primeiro o conceito e os objetivos da Psicologia Positiva. Possui o objetivo de estudar o efeito da felicidade e da positividade em um indivíduo, a fim de compreender o que deixa a vida das pessoas mais leves e equilibradas. O foco de estudo é a felicidade e não a doença. Por meio da Psicologia Positiva, os especialistas buscam ensinar perspectivas de pensamentos e comportamentos que resultem em maior felicidade nas pessoas.

Contextualizando… imagine que você conseguiu o cargo dos seus sonhos em uma empresa conhecida no mercado. No seu primeiro dia de trabalho, ninguém te recepciona e você precisa descobrir onde é a sua sala e como funciona a dinâmica da empresa. Após cometer um erro devido à situação, um dos seus superiores aparece gritando e proferindo ofensas. Esse ambiente de trabalho faz você querer demonstrar toda a sua motivação e engajamento?

Acreditamos que a resposta seja não!

Aí que entra a consciência dos gestores sobre a importância do PERMA. Os colaboradores só se sentem inspirados a oferecer o seu melhor quando o ambiente de trabalho passa a sensação de respeito e bem-estar. Na maioria das vezes, para atingir esse equilíbrio dentro do seu negócio podemos aplicar as metodologias da Psicologia Positiva como o PERMA-V.

PERMA-V na prática

Confira algumas dicas que irão te auxiliar na hora de colocar o PERMA-V em prática:

  • Faça uma reunião para ouvir seus colaboradores a respeito do seu local de trabalho;
  • Avalie quais são as principais sugestões e pense em como solucioná-las;
  • Faça um acrônimo PERMA-V e apresente para os líderes explicando a sua importância;
  • Ajude a sua equipe a mensurar o PERMA individualmente e coletivamente;
  • Tente melhorar os aspectos de bem-estar da sua empresa usando todos os elementos presentes no acrônimo PERMA-V.

Veja alguns exemplos que podem ser utilizados para garantir um modelo eficaz de PERMA na prática:

  • P – Emoções positivas: faça reuniões com as equipes para elogiar e agradecer suas colaborações;
  • E – Engajamento: pessoa certa no lugar certo. Ao fazer o que gosta, o funcionário apresentará um melhor engajamento;
  • R – Relacionamentos positivos: trate todos com respeito, educação e carinho. Pessoas se sentem melhores quando percebem que são especiais;
  • M – Significado: afirme a importância da função de cada um, assim eles saberão a relevância das suas tarefas na entrega do todo;
  • A – Realizações: cocrie planos de ação factíveis com as competências do time. Recompense trabalhos feitos com dedicação. Isso faz com o que o profissional se sinta fortalecido e feliz.

Como tudo na vida, é preciso ter frequência e sequência. A metodologia PERMA é um trabalho contínuo. Então, não deixe de valorizar os resultados positivos do time e estimular as pessoas a serem a sua melhor versão. O ambiente laboral pode tanto adoecer as pessoas como curá-las. Como está o PERMA das pessoas da sua empresa? Converse com eles sobre isso e depois nos conte.

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.