fbpx
livros

Dois livros sobre felicidade e propósito para encerrar o ano

Restam praticamente dois meses para o final de 2019. Aproveitando que ontem, dia 29 de outubro, foi o Dia Internacional do Livro, sugerimos duas obras, uma para cada um dos meses que faltam. São livros que lemos, gostamos e recomendamos para quem gostaria de refletir sobre o ano que passou e planejar um 2020 ‘com propósito’. Confira:

Liderança e Propósito: o Novo Líder e o Real Significado do Sucesso

Propósito é o nosso propósito. E é também o tema deste livro, escrito por Fred Kofman. Ele é vice-presidente de desenvolvimento executivo e filósofo de liderança na rede profissional Linkedin (hoje, propriedade da Microsoft). Kofman, que é argentino, migrou para os Estados Unidos para fazer doutorado em economia avançada pela Universidade de Berkeley. Também leciono no Massachusetts Institute of Technology (MIT) durante seis anos.

Segundo ele, “ferramentas de economia” não funcionam quando se trata de motivar os colaboradores, se referindo a “incentivos materiais”. O que importa de verdade é o sentido de pertencimento e a convicção de que fazemos algo importante no dia a dia. Kofman utiliza o termo “líder transcendente” para descrever gestores que ajudam a empresa a seus colaboradores a se conectarem com seus propósitos. E também o conceito de “projeto de imortalidade”, que deve permear o propósito de qualquer organização.

Editado pela HarperCollins, o livro tem nada menos do que 14 capítulos. Começa meio devagar, mas ganha força no final, quando trata de autotranscendência, morte “antes de morrer” e capitalismo superconsciente. Cita cases de executivos renomados, como Marisa Mayer (Yahoo), e de gestão de crise na a United Airlines. Também reúne dicas de como chegar ao propósito.


Felicidade: Modo de Usar

Publicado em comemoração aos 15 anos da Editora Planeta no Brasil, o livro “Felicidade: Modos de usar” reúne um bate-papo entre três dos mais populares filósofos e pensadores da atualidade, realizado em maio de 2018. São eles Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé.

O trio discutiu o que é felicidade e os caminhos que podem levar até ela, citando inclusive outros filósofos e pensadores. Destacamos alguns trechos que nos chamaram a atenção:

“Essa ideia de paz, isto é, de s

ituações em que você percebe que a vida pode exuberar, pode fazer sentido, pode ser fruída, sem ser de fato um encargo, é algo com que no nosso horizonte a gente lida como a ideia da felicidade.” (Cortella)

“A felicidade é, no meu entender, um momento de vibração intensa da vida no qual você se coloca, inclusive com a com compreensão de que naquele momento já poderia ter morrido.” (Cortella)

“Felicidade é um desejo permanente, mas uma ocorrência eventual.” (Cortella)

“Pessoas perfeitas devem ser profundamente infelizes.” (Pondé)


Bônus: mais três livros e um curso

Já que estamos escrevendo sobre livros, recomendo ainda um artigo no qual listamos três livros para quem quer se tornar um melhor negociador – trouxe as sugestões de curso na Universidade de Harvard.

E se você mora em Porto Alegre (RS) ou arredores, e tem interesse em negociação, estamos com um curso agendado para o dia 5 de novembro, na Fábrica do Futuro.

O curso “NEGOCIAÇÕES ÁGEIS PELO MÉTODO DE HARVARD” foi elaborado em parceria com o Rafael Oliveira, que é procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e também especialista em negociações.

O interesse está tão grande que trocamos a turma de uma sala para o belíssimo auditório da Fábrica do Futuro, abrindo novas vagas!

Caso tenha interesse, clique aqui.

Nenhum comentário

Deixe um comentário