fbpx

Três livros incríveis para te tornar negociador ainda melhor!

Lembra que, em maio, eu frequentei um curso de negociação na Universidade de Harvard? Não? Então dá uma lida no artigo que escrevi sobre a maravilhosa experiência. Além de conhecimento e ferramentas, trouxe na bagagem três livros que podem ajudar você a se tornar um melhor negociador. Confira:

Como Chegar ao Sim

(Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton, da Editora Sextante)

O livro nos apresenta duas posturas de negociadores: o amistoso e o durão, que é ótimo para nos reconhecermos e entender qual a melhor postura a ser adotada durante as negociações.

É um livro com conteúdo super útil, fácil de entender e acima de tudo com uma prática aplicável em quase todas as áreas da vida que possam envolver negociações e conflitos, em particular, aquelas de âmbito comercial, embora seja bastante útil também no campo das relações familiares e pessoais. Super recomendada a leitura.

 

Conversas difíceis

(Douglas Stone, Bruce Patton e Sheila Heen, da editora campus)

Os autores deste livro abordam o motivo pelo qual conversas difíceis geralmente provocam um desconforto grande tanto para quem ouve quanto para quem fala. Com certeza você vai se identificar com alguma situação ou diálogo exemplificados no livro. Os autores trazem à tona, diálogos que nos permitem olhar para a conversa toda, por exemplo:

  • Diálogos “o que aconteceu?” – ajudando a identificar qual foi a ação que desencadeou a discussão.
  • Diálogos dos “sentimentos” – como nos sentimos com o que está acontecendo.
  • Diálogos da “identidade” – como nos enxergamos e lidamos internamente com a situação.

Se tudo que você precisa é aprender a colocar para fora o que sente e também aprender a ouvir para manter diálogos longos, mesmo que os pontos de vista sejam diferentes, esse livro com toda certeza vai ajudar. A construção de um bom diálogo é que vai elevar o patamar da sua conversa.

 

A cara humana da negociação

(Dr. Juliano Decaro, disponível em brochura)

Saber negociar atualmente se tornou uma das habilidades mais importantes do ser humano. Para contribuir com a evolução da negociação, Dr. Juliano Decaro, formado na Universidade da República do Uruguai em medicina, tem atuado em diversos cargos de gerência e direção ao longo da sua carreira.

Colocou no livro toda sua experiência em negociação com uma linguagem direta que estimula o interesse que existe em nosso interior e, nos ensina a negociar no estilo ganha-ganha. Essa negociação caracterizada como ninguém perde, todos ganham, é ideal para uma relação entre empresa e fornecedor. É um livro que nos conduz para uma negociação efetiva e também declara que uma boa comunicação faz toda diferença.

O que os livros têm em comum? A linguagem da negociação. Não são livros que te deixam perdido nas palavras. São de fácil entendimento e com técnicas totalmente aplicáveis no nosso dia-dia. Hoje, não existe um só minuto onde não estamos negociando algo com alguém. A comunicação quando bem-feita e dentro de um diálogo, mesmo que difícil, pode surtir efeitos extraordinários e ajudar a atingir o objetivo proposto.

Livros assim nos permitem abrir um leque de oportunidades para qual nossos olhos estavam fechados. Então, sugiro que leia um ou os três livros para complementar as técnicas e tenha a experiência de sentir suas negociações fluindo ainda mais. Boa leitura!

Tópicos:
, ,
Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.