fbpx
black framed eyeglasses on white paper

Você sabe o que é janeiro branco?

A vida é feita de ciclos. Janeiro é o início de um novo ano com seus 365 dias em branco para serem escritos por cada pessoa de forma coerente com as suas escolhas.

Sabemos do impacto da nossa rotina e das nossas emoções na nossa saúde mental, embora um mundo BANI nem sempre nos deixe tempo para essa reflexão.

O Janeiro Branco vem com esse propósito: Chamar atenção para a SAÚDE MENTAL!

O que significa Janeiro Branco?

O Setembro é amarelo e a pauta é o suicídio. Outubro é Rosa e dá luz ao câncer de mama e o Novembro Azul, o de próstata. E temos o Janeiro Branco conclamando sobre importância da nossa SAÚDE MENTAL.

Colocando esse tema em evidência de forma direta, vamos estimular a conscientização por hábitos que nos levem a manter maior equilíbrio em nossa vida, com menos julgamento e maior aceitação.

A nossa saúde mental precisa estar bem para que possamos desempenhar nossas atividades no trabalho, na nossa família, nos estudos, nos sonhos e projetos de vida, independentemente da idade em que estamos.

Por que Janeiro?

O final de cada ano é sempre a correria dos presentes, das metas da empresa, dos encontros de final de ano com muitos grupos e pessoas… dá um overbooking tremendo na agenda… as pessoas tentam em 31 dias fazer tudo que não conseguiram ao longo do ano… assim, é comum o aumento da ansiedade nessa época.

Janeiro, por outro lado, significa recomeço, quando as pessoas estão mais propensas a pensar sobre a vida, a fazer planos. Com base nisso, um grupo de psicólogos e profissionais da saúde de Uberlândia (MG) propôs o mês como período ideal para promover a saúde mental

A campanha se espalhou pelo Brasil, virando lei municipal e estadual, e por outros países, incluindo Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda. O branco é uma alusão ao limpo, no sentido de que pode ser recomeçado do zero (como uma folha ou uma tela em branco)

Janeiro é, enfim, o primeiro mês do ano! Podemos fazer diferente dessa vez, começando da melhor maneira um novo ciclo em nossas vidas, com uma rotina mais saudável e cadenciada. Sim, nosso cérebro precisa de rotina para acalmar-se. Rotina é estruturante. Não estamos falando de fazer sempre a mesma coisa e sim de termos ritos ao longo do dia, da semana e do mês para darmos aquele “check” de entrega e “acalmarmos a nossa alma”.

Necessitamos incentivar o autoconhecimento, estimular que as pessoas reconheçam como estão com o intuito de verificar o seu estado emocional e se está tudo bem. Só assim quebramos paradigmas. Para tanto, precisamos dar e ter segurança psicológica para assumirmos quando não estamos bem e pedir ajuda, mesmo com os tabus que ainda pairam sobre o assunto. Agilizar o tratamento quando ainda estamos em uma fase inicial de depressão ou de um transtorno de ansiedade é a melhor saída sempre.

A maior parte dos casos de transtornos mentais estão ligados à depressão, ansiedade e alta carga de estresse. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os números de depressivos no mundo já giram em torno de 300 milhões de pessoas, tendo o suicídio como a consequência mais aguda e real

Saúde Mental nas empresas

No universo corporativo, as questões emocionais afetam diretamente a nossa produtividade. De 2019 para 2020, no Brasil, tivemos um aumento de 20,4% em aposentarias por essa razão e de 33,7% de afastamentos pelo mesmo motivo.

Notamos que as empresas estão cada vez mais atentas a essa pauta, capacitando gestores e times sobre o assunto, estimulando diálogos, oferecendo terapia e programas especiais para apoiar seus colaboradores.

Nesse aspecto, a Com Propósito tem sido parceira estratégia de muitas organizações cocriando programas para melhorar a Saúde Mental através de palestras e treinamentos. E assim surgiu o Cine Com Propósito. São vídeos customizados e gravados exclusivamente para aquele cliente com até 4 minutos de duração. São pílulas com dicas para colocarmos em prática no dia a dia. Está sendo um sucesso!

Como eu posso contribuir para a saúde mental dos meus colegas, amigos e membros da família?

A promoção da saúde mental passa pelo momento em que sabemos que a nossa estabilidade emocional tem a mesma importância que o nosso corpo. A adoção de um cotidiano saudável faz bem, tanto para o bem-estar da mente como o do corpo.

Confira as nossas dicas:

➡️ Invista na sua inteligência emocional;
➡️ Lembre-se de respirar conscientemente. Isso nos acalma.
➡️ Não atole a agenda com 1001 compromissos.
➡️ Preserve o seu TPM – Tempo Para Mim!
➡️ Se afaste das pessoas tóxicas;
➡️ Delegue e peça ajuda, pois nunca estamos sozinhos;
➡️ Valorize a convivência com pessoas que te fazem bem e que valorizam a sua companhia;
➡️ Tenha uma alimentação saudável, pratique atividades físicas e descanse bem todas as noites;

Aqui na Com Propósito, nós valorizamos a saúde e construímos cuidadosamente programas e a palestra “Saúde Mental” para empresas que acreditam que falar sobre este tema de forma leve apoia a desmistificar preconceitos.

Quer saber mais? Fala conosco!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.