fbpx
soft skills

Confira as 10 soft skills mais procuradas por gestores e empresas

O mundo está mudando em velocidade cada vez mais rápida e no mercado de trabalho não é diferente. Uma das principais mudanças tem a ver com a automação das funções profissionais, ou seja, da substituição das pessoas por robôs, softwares, algorítimos e inteligência artificial.

Não adianta espernear com as “máquinas”: o futuro do trabalho chegou e tende a ser assim mesmo.

É justamente por isso que estão mudando as principais demandas dos gestores na hora de contratar profissionais – e valorizar os que já estão em empresa. Caem as habilidades mais técnicas e práticas e sobem as chamadas “soft skills”.

E o que são “soft skills”?

São as nossas habilidades comportamentais, que tem mais a ver com a nossa natureza humana. Afinal, são justamente estas características que não poderão ser substituídas pelo avanço da tecnologia – ou que pelo menos demorarão mais.

O Udemy, um dos principais sites de cursos online, lançou recentemente um estudo chamado “2020 Workplace Learning Trends Report: The Skills of the Future” (em tradução livre, algo como “Relatório sobre tendências de aprendizado no ambiente de trabalho: as habilidades do futuro”).

O primeiro ponto que o material chama a atenção é justamente para o crescimento da adoção da inteligência artificial. Mas não é por isso que citamos o estudo e sim porque ele traz um ranking com as “soft skills” mais buscadas. Vamos à lista:

  1. “Grouth Mindset” (preferimos deixar em inglês, mas seria algo como “mentalidade de crescimento”);
  2. Criatividade;
  3. Maestria em foco;
  4. Inovação;
  5. Habilidades de comunicação;
  6. Storytelling
  7. Consciência cultural
  8. Pensamento crítico;
  9. Liderança;
  10. Inteligência Emocional.

E aí? Quais dessas habilidades você acha que tem?

Pois o objetivo do estudo do Udemy é justamente o seguinte: ao contrário do que muita gente pensa, mesmo não sendo técnicas ou práticas, tais habilidades pode ser aprendidas e aprimoradas.

Aqui na Com Propósito temos diversos workshops e palestras que trabalham uma ou mais destes “soft skills”.

Por exemplo, no curso “Sou Gestor, e agora?”, abordamos não apenas o tema da “Liderança” (nono no ranking), mas também aspectos como “Habilidades de Comunicação” e “Consciência cultural”. A próxima edição está marcada para o dia 19 de março, em Porto Alegre (RS).

Clique aqui caso tenha interesse.

Temos também uma “Formação Avançada em Inteligência Emocional”, décimo item da lista. Há três edições marcadas, uma para Caxias (a partir de 13 de março) e duas para Porto Alegre (27 de março e 21 de agosto).

Clique aqui caso tenha interesse.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.