fbpx

Rola um TPM (tempo para mim) entre uma reunião e outra?

A Microsoft conduziu recentemente um estudo sobre a necessidade de descanso do cérebro, indicando a necessidade de repouso para que ele funcione corretamente. O método foi conduzido pelo Grupo de Engenharia de Fatores Humanos da empresa e traz informações importantes a respeito do assunto. Este demonstrou que o cérebro precisa de pausas para se recuperar antes de desenvolver novas atividades. Nós chamamos de TPM – Tempo para mim!

O plano de fundo da pesquisa foi o advento das reuniões e conferências online, provocadas pelo estabelecimento do home office devido à pandemia. A mudança trouxe consequências para a saúde mental, também atribuída à falta de descanso do cérebro. Quando o escritório está em casa, o limite e a “chave” está na minha mão!

Como se deu a pesquisa

A base da pesquisa foi o trabalho remoto e híbrido. E para sua condução foram convidadas 14 pessoas. Essas foram orientadas a participar de reuniões e videoconferências utilizando aparelhos de eletroencefalograma.

Os colaboradores participaram dos eventos em dois dias distintos: num deles participaram das reuniões sem descanso. No outro, participaram das reuniões intercalando-as com intervalos de 10 minutos. Isso foi feito alternadamente nas segundas-feiras, para melhores resultados obtidos.

As três conclusões da pesquisa

Abaixo indicamos esses resultados e por que eles são significativos do ponto de vista laboral.

1 – As pausas para descanso entre as reuniões fazem o cérebro dar um “reset”, reduzindo o acúmulo de estresse.

Isso significa que uma pausa mínima de dez minutos entre as reuniões tem potencial para tornar mais produtivo o trabalho.

2 – Reuniões consecutivas podem diminuir a capacidade de concentração e envolvimento do trabalhador

O intervalo mínimo de dez minutos é importante e um tempo maior que esse também é adequado. Pois assim o cérebro tem melhores condições de se recompor. E isso foi demonstrado claramente pela pesquisa. Portanto, a produtividade no trabalho e a saúde mental também depende da disciplina de descansar antes de iniciar outra atividade.

3 – A rápida transição entre as reuniões é um fator gerador de estresse

A pesquisa mostrou também que o cérebro entra em estado de estresse quando está se finalizando uma reunião e a outra já está para iniciar. Ele se “agita” e faz a atividade beta alcançar o seu pico. Sendo assim, havendo o intervalo entre uma reunião e a outra, ele se estressa menos e melhor rendimento na sequência.

A mudança de paradigmas da Microsoft

Visando atender às pessoas que estão vivenciando tais situações, a Microsoft tem readequado seus produtos para que as configurações oportunizem o descanso necessário aos usuários das suas plataformas. Desenvolveu técnicas para que colaboradores e clientes se disciplinem e consigam usufruir de um descanso mínimo entre os compromissos.

Bora buscar o que fica disso tudo

descanso é fundamental para o cérebro e nossa saúde mental. Isso representa mais efetividade no trabalho e maior qualidade de vida. As empresas e as pessoas precisam se atentar para isso, a fim de sermos mais produtivos e saudáveis.

Você tem essa prática? Rola um TPM entre uma reunião e outra?

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.