fbpx
negociação

Pensa que Negociação é só para Vendedores? Pensou errado!

No ano passado, recebi o convite de uma cliente – e amiga! – para um curso em Harvard, nos Estados Unidos. Era um treinamento em teoria e ferramentas de negociação, oferecido pela CMI Interser, consultoria criada pelos professores e pelos fundadores do Método Harvard de Negociação.

O primeiro pensamento que surgiu na minha cabeça foi “Negociação? Pra que?”

No momento em que revisei o material de divulgação e o conteúdo programático, ficou muito claro para mim o motivo: Porque negociamos o dia todo! Negociamos desde o momento em que acordamos até adormecer. Acredito também que negociamos até nos sonhos, mas isso já é assunto para outro artigo 😉

Quando escrevo que a negociação faz parte da vida de todos, penso muito nos momentos em que estou com meus filhos. Por exemplo, quando eu prefiro ficar em casa e eles querem ir para praia. Como podemos gerar opções de forma que todos se sintam dentro de uma relação ganha-ganha?

Lembro de situações com os meus cliente nas quais preciso me relacionar e me comunicar muito bem e ainda mostrar legitimidade dentro das propostas. Recordo das minhas conversas com meu marido em que precisamos deixar claro nossos interesses e não nos agarrarmos em nossas posições. Revivo os contratos que não fechei e quais as alternativas que gerei e aprendi por meio dessas experiencias e também dos compromissos que fechei, que tanto me realizaram.

No paragrafo anterior, acabei listado os sete elementos da negociação. São eles:

  • Relacionamento e comunicação (são o inicio de tudo);
  • Gerar opções,
  • Entender os reais interesses,
  • Ter legitimidade,
  • Alternativas
  • Geração de compromisso.


Curso de negociações ágeis pelo Método de Harvard

Todos estes aspectos e muitos outros serão trabalhados no curso de Negociações Ágeis pelo Método de Harvard, que é ministrado por mim e pelo Rafael Oliveira, procurador federal e especialista em negociação e estratégias de resolução de conflitos complexos.

Será no dia 22 de janeiro das 9h as 17h30, na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre RS. Criamos muitas atividades para facilitar o aprendizado de forma leve e que faça sentido para os participantes.

Afinal de contas: TODOS SOMOS NEGOCIADORES!

Caso tenha interesse no curso, clique aqui para saber mais.

Tópicos:
, ,
Nenhum comentário

Deixe um comentário