fbpx
mundo vuca

Saiba o que é ‘Mundo VUCA”

Há um termo que vem sendo cada vez mais utilizado no mundo corporativo e que tem profunda conesxão com o momento que estamos passando por conta da pandemia do CoVID-19: “Mundo VUCA”. Neste artigo, entenda de uma vez por todas o que é este conceito:

“VUCA” é um termo formado pela junção das letras iniciais das seguintes palavras em inglês:

  • Volatility (Volatilidade);
  • Uncertainty (Incerteza);
  • Complexity (Complexidade);
  • Ambiguity (Ambiguidade);

 

As correspondências para português não são exatas, mas o significado acaba sendo o mesmo: são quatro situações que estão presentes na vida de qualquer nação, empresa ou pessoa, ou seja, realidades que se vivem no dia a dia.

Mundo VUCA é um dos tópicos do curso online” O papel do líder e os estilos de liderança”, o primeiro módulo do programa “Sou Gestor! E agora?” Confira!

Mas de onde vem o termo mundo VUCA e por que ele começou a ser utilizado? Trata-se de uma palavra que surge no universo militar dos EUA, na década de 1990. Originariamente A ideia era descrever os cenários e contextos de possíveis guerras que poderiam ser enfrentadas pelas tropas. Por meio disso se estabelecia uma rede de inteligência para analisar cuidadosamente o ambiente e se precaver em relação a ele.

A MENSAGEM DO “MUNDO VUCA”

O alcance do termo mundo VUCA, no entanto, foi evoluindo e hoje está estendido à sociedade global. A realidade nos mostrou que há transformação em tudo na vida. As coisas não são estáticas, ou seja, estão em constante mudança. Sendo assim, é preciso estar ciente de que a humanidade precisa mudar junto para se manter capaz de se sobressair aos desafios que inevitavelmente surgem pelo caminho. Essa é a teoria do sociólogo Zigmunt Bauman (1992) que nos deixou um legado lindo sobre sociedade líquida, amor líquido, vida líquida, tempos líquidos. Enfim, o que realmente importa em uma sociedade em eterna mutação?

Bauman, nessa reflexão, tratou a nova realidade do mundo VUCA como uma modernidade líquida. Pois nela tudo é passível de mudança. Isso abriu as portas para que o mercado entrasse na era VUCA também, o que veio a acontecer em 2010. E a teoria em si não foi muito diferente da que os militares desenvolveram. Pois conforme ela o mercado também vive em constante volatilidade e tem inúmeros desafios a vencer para atingir seus objetivos. Portanto, em termos gerais, o mundo VUCA se refere a uma experiência da necessidade de se vencer os desafios fazendo uma análise da atual conjuntura das coisas. De acordo com seus princípios, é preciso prever a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade das situações desafiadoras para poder agir corretamente sobre cada uma delas. Isso significa a construção de um plano de ação voltado para a superação das fraquezas de um negócio.

AO LER ISSO TUDO, PERGUNTO: ALGUMA COINCIDÊNCIA COM O MOMENTO ATUAL?

Todas as empresas iniciaram o 2020 com um orçamento feito em cima de previsões otimistas e realistas naquele então. E de uma hora para a outra, toda aquela certeza e exatidão saiu do chão de todos. Todo mundo? Sim! Umas das poucas oportunidades que temos de nos darmos conta que estamos todos dentro de um mesmo sistema, de um mesmo planeta onde o que acontece lá repercute cá e vice versa.

Onde fica a nossa Zona de Conforto? Não fica! Fomos todos, literalmente 100% das pessoas da Terra, arrancados desse espaço que conhecíamos e sabíamos como lidar. E, de uma hora para outra, precisamos interagir com um novo desconhecido. A primeira emoção que sentimos, quando saímos da Zona de Conforto é medo. Segundo Antônio Damásio, o medo pede proteção. E assim, buscamos, dentro dos nossos lares, um espaço para nos acolhermos. Nesse período não há ambiente para pensarmos em novas idéias e produtos. A crítica vem de forma muito pesada e nos impede de ressignificarmos o que está acontecendo. Com o tempo começamos a aprender a lidar com a nova realidade imposta. Com esse aprendizado inicia um novo ciclo. Um ciclo de criação, de alternativas e possibilidades. Esse exercício abre as portas para uma etapa nova, que muitas pessoas estão vivendo onde nos perguntamos: “Ok, mudou tudo. O que posso fazer agora?”.

Então assistimos as empresas criando novos produtos, apoiando seus colaboradores e explorando outras frentes. Bem como as pessoas se ajustando ao novo formato de trabalho, estudo,… de vida. Acredito que logo logo estaremos na zona de superação, que nos possibilitará buscarmos novas metas, outras fontes de renda e alternativas para seguir a diante. O que preocupa são as pessoas e organizações que não conseguem fazer esse processo e que da Zona de Conforto foram direto para a Zona do Caus, onde a impossibilidade toma conta. Se você está nesse lugar, peça ajuda, converse com seu gestor, explique para a sua família que precisa de apoio nesse momento.

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS

Trazendo essa reflexão de mundo VUCA para o quotidiano, podemos nos perguntar sobre os momentos em que os termos volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade se fazem presentes no dia a dia. E a resposta, claro, não poderia ser outra: todos os dias. Isso se traduz por exemplo em nossa vida profissional, assim como na administração da vida pessoal. Precisamos desenvolver boas práticas profissionais, assim como precisamos ter boa administração de nossa vida pessoal. E aprendemos que isso por meio da análise que a VUCA nos propõe.

Portanto, na modernidade esse termo se refere sobretudo à necessidade de se criar estratégias comportamentais e emocionais para vencer os desafios da vida. São ações que devemos praticar para de fato sublimar as dificuldades do quotidiano. Isso inclui a capacidade de resiliência, de se reinventar e se reconstruir, e claro, muita Inteligência Emocional. E é a psicologia moderna quem aponta esse caminho, mostrando que apenas isso poderá ajudar o ser humano a sobreviver num ambiente hostil.

Essas estratégias envolvem, por exemplo, ser flexível e capaz de se adaptar às mudanças; de buscar ser colaborativo no trabalho; de ter foco e disciplina para atingir resultados e ter interesse por aprender. Em suma, o mundo VUCA ensina que há muito o que a pessoa pode desenvolver para atingir o seu melhor. Pois assim será possível vencer os desafios da vida e construir relações mais sadias em todos os círculos de convivência.

Se você quer se aprofundar mais sobre o tema de Inteligência Emocional, temos uma formação 100% online composta de oito encontros. Clique aqui para mais informações.

Tópicos:
,
Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.