fbpx

É momento de trabalhar o propósito da empresa e das pessoas

Entramos no último quarter do ano. Já!! Faltam menos de 70 dias para acabar 2018. Bate aquela vontade de refletir o ciclo que passou e planejar o próximo. Isso é sentido tanto nas empresas como nas pessoas. Não bastasse, esta fase é ainda mais importante e delicada devido à incerteza causada pelo momento político do país.

Chegou, portanto, o momento de reunir o time! Sim, aquele grupo de pessoas que irá ajudar você e a sua empresa a atingir os objetivos propostos para 2018 e pensar 2019. É hora de resgatar o porque fazemos o que fazemos! E o nome disso é PROPÓSITO!

Propósito

Olhar para a frente e entender que, nesta etapa, é fundamental trabalhar com ESSE “norteador” que não pode faltar na vida de empresas, gestores e profissionais. É fundamental saber o que estamos fazendo aqui ou o que queremos fazer de nossas vidas, até porque isso termina por definir quem somos. Parece auto ajuda ou algo até meio esotérico, mas não é! Sempre digo em minhas palestras e workshops “Temos uma vida. E o trabalho faz parte dela, assim como a família, os amigos, o lazer e tudo que nos acompanha nessa caminhada linda”.

Imagine uma empresa com gestores e colaboradores que não “entendem” os seus propósitos? A equipe não sabe por que a empresa faz o que ela faz e os gestores não tem interesse em saber porque as pessoas fazem o que fazem? Há possibilidade de engajamento em um cenário assim? Acredito que não. Infelizmente é mais comum do que pensamos. Felizmente as organizações querem mudar isso e começam abrir espaço para o alinhamento desses elementos.

Se a sua empresa não tem um propósito definido mas quer e acredita que isso é uma oportunidade para o negócio, está na hora de resgatar a sua história e entender o porque a sua empresa faz o que faz. Qual a falta que a comunidade sentiria caso a companhia viesse a fechar? Se ela encerrasse suas atividades, quem iria lamentar?

E se já tem uma causa bem definida, que ótimo ! Seus colaboradores e clientes sabem e são parceiros para difundi-la?!

Como as pessoas percebem o propósito da empresa

Somente com um propósito forte é que as empresas conseguem gerar motivação e principalmente engajamento por parte de seus profissionais. Nas palestras, todo o meu trabalho é feito para que a empresa e as pessoas reflitam sobre o seu propósito e o alinhamento entre o indivíduo e o coletivo! O engajamento se dá nesse “encontro” de ideais. O resultado será sentido na outra ponta, a do cliente.

É importante que não se confunda propósito com missão, visão ou valores, já que o primeiro remete ao porque fazemos o que fazemos, a nossa causa e essência, o nosso ideal! Os demais são “regras” que servem para orientar as pessoas. Confira por exemplo o propósito da minha empresa:

Liderança com propósito

Cabe aos líderes o desafio de conectar o propósito da organização aos de seus funcionários – e esta conexão começa por ele próprio. Bons gestores tem a capacidade de inspirar e de colaborar com o crescimento pessoal e profissional dos integrantes da sua equipe.

É impossível inspirar os funcionários de uma empresa sem que eles percebam integridade e alinhamento entre o que é dito e como o dia a dia acontece. Atitudes coerentes engajam! E se é isso que você e a sua empresa querem, acredito que agora é mãos na massa! Lembra que faltam menos de 70 dias para acabar 2018!

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.