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Os sete elementos da negociação ágil pelo método de Harvard

Negociar é uma habilidade que qualquer empresário, gestor, colaborador, pessoa precisa ter para obter sucesso na vida. Nem sempre é fácil conseguir chegar a um patamar de evolução nesse sentido, pois há um conjunto de fatores que precisam ser considerados nesse caso. Por isso foi criado o método de Harvard, que traz de uma das maiores universidades do mundo sete elementos indispensáveis para uma ótima negociação.

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É importante salientar que a negociação é um dos pontos-chave de qualquer relação entre duas ou mais partes. É isso, o que de fato, concretiza uma ação que traga resultados para o empreendimento e nas demais relações do dia a dia. tem que ser bom ambas as partes, pois não se espera que os negócios sejam vantajosos apenas para um dos envolvidos. Podendo, inclusive, ser um dos entraves para a concretização de um negócio. Raramente iremos fechar uma transação se não obtivermos lucro com ela. Por isso o método de Harvard é tão interessante!

Nessa postagem, descubra por que o sistema de negociação proposto por Harvard é tão salutar e de que maneira ele é posto em prática pelas pessoas que desejam ter mais sucesso nos negócios e na sua vida. Vamos aos sete elementos.

Relacionamento

Toda a negociação é fruto de um relacionamento. É de extrema importância que as partes envolvidas no processo tenham o cuidado de estabelecer um bom vínculo para que o acordo flua naturalmente e que futuras negociações sejam viabilizadas. Construir essa relação de longo prazo é importante para o método de negociação de Harvard por aproximar as pessoas e melhorar a confiança entre elas.

Comunicação

A comunicação surge nesse momento como um importante elemento do método de negociação de Harvard. O que se chama a atenção nesse ponto é para a necessidade de um contato claro entre as partes. E para isso a escuta ativa é de fundamental importância. Pois se ela for deficitária o desenvolvimento do negócio tende a ser mais complicado. Afinal, se as partes pouco ou nada se conhecem, qualquer falha de comunicação pode ser suficiente para por fim à negociação.

Interesses

Via de regra a negociação começa por um pedido, que na metodologia de Harvard tem o nome de posição e é “o que eu quero”. Porém devemos focar no “para que você quer isso?”, “qual o seu interesse nessa entrega?”. Assim encontraremos os reais interesses que geralmente estão implícitos em um primeiro momento.

Opções

De acordo com o método de negociação de Harvard, as opções são de fundamental importância para uma boa negociação. Trata-se da capacidade de ambas as partes de cocriarem juntos outras opções que não existiam. Um bom negociador cria muitas opções.

Legitimidade

A ideia aqui é que os envolvidos no processo tenham critérios legítimos para o andamento do negócio. A legitimidade, segundo os critérios do método de negociação de Harvard, impõe que as pessoas sejam capazes de adotar parâmetros justos para a negociação.

Alternativas

Sempre que formos para uma negociação devemos ter em mente quais são as nossas alternativas caso o projeto não evolua. E mapear quais são as alternativas da outra parte. A alternativa é unilateral. Já a opção é cocriada.

Compromisso

São as obrigações que cada parte assume na negociação e que todos devem estar cientes de que deverão ser cumpridas. O compromisso, conforme o método de negociação de Harvard, é o fechamento do ciclo por meio do qual os negociadores formalizam o acordo que fizeram. Trata-se de um passo muito importante porque com ele as pessoas consagram todo o período de negociações. E quando ambas as partes estão cientes de suas responsabilidades e as cumprem, as relações serão de longo prazo.

A escola de Harvard nos ensina por meio do seu método de negociação que o mundo mudou e não há mais espaço para técnicas arcaicas nas negociações modernas. Portanto, a sobrevida nos negócios dependerá da capacidade de por em prática os sete elementos do método de negociação de Harvard.

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