fbpx
livros sobre inteligência emocional

6 livros sobre inteligência emocional

Há muitos livros sobre inteligência emocional com conteúdo valioso para ajudá-lo a lidar com suas emoções e tornar-se uma pessoa mais feliz, produtiva e realizada. A forma como encaramos nossos sentimentos reflete diretamente em todas as áreas de nossa vida e pode ser o ponto chave que define nossos sucessos e fracassos. Neste texto reunimos 6 livros imperdíveis que vão ajudá-lo com diversas questões e fazer você enxergar a si mesmo e aos outros sob uma perspectiva mais abrangente.

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional representa a capacidade de identificar e reagir aos próprios sentimentos e aos dos outros da melhor forma possível, evitando que você tome atitudes prejudiciais baseadas em suas emoções. Para ficar mais claro, imagine que alguém fechou o seu carro no trânsito e você ficou com muita raiva. Se conseguiu resolver a situação com uma conversa educada e sem se exaltar, isso demonstra que você teve inteligência emocional e evitou transformar uma situação ruim em algo pior ainda.

Quer aprimorar suas habilidades em Inteligência Emocional? Clique aqui e conheça a nossa formação avançada. A nona edição começa no final de março.

Melhores livros sobre inteligência emocional

Aprender a lidar com os sentimentos não é algo tão simples. Isso exige uma boa dose de conhecimento e maturidade. Um bom começo para a jornada é contar com bons livros de cabeceira.

1.  Inteligência emocional, a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, de Daniel Goleman

Esta obra é um clássico quando falamos de inteligência emocional. O livro foi publicado em 1995 e trouxe novas perspectivas sobre a relação entre emoção e razão e como ela influencia em nossas vidas. Goleman afirma que não saber lidar com as emoções traz implicações diretas para nossa vida escolar, profissional e pessoal. O autor usa diversos exemplos e conceitos interessantes para se fazer entender.

O livro ainda destaca as 5 habilidades básicas para lidar com as emoções, o que a torna indispensável para líderes, pais e professores.

2.  Felicidade; modos de usar, de Cortella, Karnal e Pondé

Neste livro temos um debate entre três grandes pensadores da atualidade. Suas opiniões, análises e conceitos foram reunidos em um texto, apresentando tudo o que foi abordado quando eles se encontraram em 2020, em comemoração aos 15 anos da Editora Planeta no Brasil.

Naquele raro momento os três pensadores discutiram por cerca de 1 hora e 30 minutos sobre a felicidade, considerando o que ela significa e como os seres humanos podem alcançá-la.

Os três citaram diversos exemplos, inclusive pessoais, e também trouxeram para o debate o que foi dito por outros filósofos. A conclusão geral é que a felicidade é alcançável, mas não é possível tê-la em todos os momentos. Esse é um ótimo livro para quem busca entender melhor suas emoções e ter mais autocontrole.

3.  O Jeito Harvard de Ser Feliz, de Shawn Achor

O livro de Shawn Achor é extremamente divertido, agradável de ler e com conteúdo riquíssimo. A obra explora uma certa crença popular em que as pessoas acreditam ser necessário alcançar algumas coisas para serem felizes, seja perder peso, ganhar mais dinheiro, conseguir um bom relacionamento etc.

Entretanto, a resposta é justamente o contrário: você precisa estar feliz para alcançar seus objetivos. A obra vai abordar esse tipo de pensamento mostrando que é mais do que uma teoria vazia. Trata-se de uma comprovação científica apontada em diversos estudos. Achor vai nos ensinar algumas formas de ser mais feliz e como é possível usar essa mentalidade positiva para ir atrás dos nossos sonhos e alcançar coisas extraordinárias.

Se você busca se destacar nessa sociedade em que as pessoas estão sempre estressadas, com pensamentos negativos e trabalhando muito, esse livro é obrigatório.

4.  Como ser feliz, a receita científica para a felicidade, de Sonja Lyubomirsky

Há muitos livros sobre inteligência emocional que são muito bons. Mas esse é absolutamente indispensável. Um ponto interessante dessa obra e que quero chamar atenção imediatamente é a informação de que 40% da nossa felicidade é resultante de nossas próprias ações, e não do meio em que estamos inseridos e das situações às quais somos submetidos.

A autora vai lhe ajudar a entender a natureza da felicidade levando em consideração descobertas da psicologia e estudos feitos pela própria Sonja Lyubomirsky.

Além disso, a obra traz questionários e guia o leitor no caminho de se conhecer melhor e entender o que é possível mudar em sua vida para ter mais alegria e bem-estar. Em algum nível, a felicidade pode sim ser alcançada de forma científica, desde que saibamos como controlar nossas emoções.

5.  A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown

Ao ler esse livro, você se sentirá motivado para lidar com uma das emoções que mais impedem o nosso crescimento: o medo. Brené Brown explica como o medo de errar, a vergonha, o medo de ser imperfeito ou de demonstrar vulnerabilidade faz com que as pessoas evitem a todo o custo diversas situações que podem desencadear esses sentimentos.

Por outro lado, isso pode gerar frustração e impedir que o indivíduo se entregue a novas experiências e faça descobertas importantes em sua vida. Para termos uma vida plena é preciso controlar essas emoções. Isso nem sempre é fácil, mas esse livro vai tocar em feridas e abrir sua mente. Você será desafiado a lutar contra os seus medos de uma forma como nunca fez antes, mas terá à sua disposição diversas estratégias válidas que tornarão o desafio mais simples.

6.  A ciência da felicidade, de Sonja Lyubomirsky

Vamos fechar nossa lista de livros sobre inteligência emocional com outra obra de Sonja Lyubomirsky. Dessa vez, a autora nos ensina diversas técnicas comprovadas para aumentar os nossos níveis de felicidade, desde exercícios de otimismo em relação ao futuro até exercícios para aproveitar melhor tudo de bom que a vida nos oferece.

A autora também destaca a importância que manter uma vida ativa tem para os nossos níveis de satisfação. Além disso, você vai entender quais são os problemas que o impedem de alcançar a felicidade e como é possível desenvolver sua inteligência emocional para enfrentá-los.

O que achou da nossa lista? Você conhece algum dos títulos ou gostaria de destacar outra obra interessante?

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.