fbpx
livros

3 livros que li na quarentena e recomendo a gestores e profissionais

Levanta a mão quem não aproveitou a quarentena para colocar a leitura em dia. Comigo, não foi diferente. Entre outras atividades, como curtir este “momento extra” com os filhos e gravar vídeos e webinars, aproveitei para ler livros de ficção e não ficção. Deste segundo gênero, separei três títulos para recomendar aqui, pois entendo ser de interesse de todos os profissionais. Confira:

 

Liderança é um contratoLiderança é um Contrato

(Vince Molinaro | Primavera Editorial)

Este livro é sobre quanto e como os líderes devem se comprometer com suas empresas e equipes – o “contrato” do título. O autor, Vince Molinaro, parte de um momento ruim que teve no começo da carreira. Sua mentora morreu de câncer e ela própria atribuía a doença ao resultado de ter trabalhado em uma organização com “cultura tóxica”.

Molinaro prega que os “riscos” da liderança estão ficando cada vez maiores, pois além da estratégia (e da execução desta) os gestores estão tendo que lidar com novação e desenvolvimento de talentos. Então, quem deseja se tornar um líder deve concordar com as quatro “cláusulas do contrato de liderança”:

  • A liderança é uma decisão
  • A liderança é uma obrigação
  • A liderança dá muito trabalho
  • A liderança é uma comunidade

 

Guerreiros não nascem prontosGuerreiros não nascem prontos

(José Luiz Tejon – Editora Gente)

Aos quatro anos de idade, José Luiz Tejon sofreu um grave acidente que lhe desfigurou todo o rosto com queimaduras. Superar este acontecimento só foi possível graças aos ensinamentos e conselhos dos pais e também de uma vizinha, que lhe fornecia livros. O resultado é uma bem-sucedida carreira como executivo de empresas como O Estado de São Paulo e Grupo Agroceres.

Este livro fala de lutas, da “a essência da alma forjada na têmpera forte dos grandes guerreiros”, para citar as palavras do próprio autor. É, sobretudo, uma obra de inspiração, que ensina que dificilmente se chega à realização sem obstáculos. Tejon ainda relaciona alguns “pontos da ética do guerreiro”:

  • Construa sua identidade
  • Saiba o que você representa
  • Não deixe que os outros o definam
  • Aceite seus próprios desafios
  • Não tenha medo de ser o primeiro

 

Pipeline de liderançaPipeline da liderança

(Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel | Editora Sextante)

Neste título, os três autores cunham o termo “pipeline de liderança”. Seria a arquitetura interna para o desenvolvimento de gestores. Para tanto, eles usaram como base o trabalho realizado em mais de 100 empresas ao longo de 10 anos, culminando com um modelo testado e comprovado para construir e desenvolver planos de carreira, planejar sucessões e formar líderes.

A última edição foi revisada e ampliada para se adequar aos novos tempos. Inclui dúvidas dos leitores, novas histórias, casos bem-sucedidos de transição e soluções para possíveis problemas na implantação das mudanças.

 

Confira mais artigos no blog

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.