fbpx
habilidades

15 habilidades essenciais para o futuro

A pandemia acelerou transformações que já estavam acontecendo no Mercado de Trabalho. Pensando nisso, fizemos uma pesquisa mais aprofundada de habilidades que os trabalhadores vão precisar ter pensado no futuro, para além de se adaptarem, poderem ter mais chances que os seus competidores.

Esse artigo de referência também é muito útil aos trabalhadores desempregados, que vão precisar se inserir cada vez mais no mercado digital, sabendo analisar dados e ficar a par da tecnologia da informação.

Vemos exemplos de trabalhadores muito qualificados, porém que ainda não conseguiram entender a importância de cuidar da saúde, porque a partir da sua vida saudável se consegue equilibrar melhor as suas atividades, estando bem e produzindo mais. É difícil produzir quando algo está errado com o seu corpo.

Estas 15 habilidades essenciais já estão em pauta e o que pensamos é que nos próximos anos não serão apenas essenciais, mas sim obrigatórias para quem deseja se destacar. Veja a análise de cada um desses passos inovadores:

Cuidados com o corpo

O cuidado com o corpo vai desde o tempo em que você deseja equilibrar a sua alimentação e ter uma vida mais saudável. A presença da tecnologia no mercado de trabalho é muito importante, te dando informações precisas de hábitos que você deve seguir. Procure ter um sono de qualidade, além de uma dieta bem balanceada em todos os períodos do dia.

Emoções e o seu desempenho

Fique atento em como as suas emoções refletem no desempenho final de suas ações. Você deve planejar uma rotina e a seguir, com análises fundamentadas do seu desempenho. Se você não estiver bem com os seus sentimentos e na vida pessoal, isso pode refletir diretamente em maus resultados no seu trabalho também.

A sua mente não é você

A sua mente é sim um instrumento muito poderoso, porém você deve usá-la a seu favor. Nas horas vagas, é aconselhado que a exercite, como yoga, meditação e seguir costumes.

Cheque as fontes

Checar as fontes não vale mais apenas para jornalistas e sobretudo profissionais da comunicação. Em uma época em que o termo “fake News” se tornou tão famoso, qualquer pessoa pode ser enganada por informações em muitas vezes maliciosas e que apenas atrasam a nossa evolução como sociedade. Não seja no seu trabalho uma pessoa que acredita demais em si: Desconfie e pesquise antes!

Não se limite

Vá além de apenas reproduzir informações e use da sua criatividade, sugerindo ideias, sem medo de receber um não. Apenas assim é que você poderá ser notado e se sentir importante, não apenas mais um na organização. Para isso, você deverá pesquisar novos conteúdos, relacionando temas que já foram tratados em busca de novas ações.

Se torne líder em algum espaço

Se não conseguir se tornar um líder dentro do ambiente de trabalho ou do seu grupo de estudos na Universidade, tente ser líder dentro de algum espaço, como na sua casa ou com um amigo mesmo. É importante que a sua palavra tenha importância para as pessoas. Quando você é líder para alguém, inspira a essas pessoas a serem melhores e se for dentro do trabalho, a serem melhores profissionais. Apesar da previsão que temos de que os quadros organizacionais devem passar por mudanças nos próximos anos, as pessoas precisaram se habituar a tomar decisões e resolver problemas em grupo, no home office ou não.

Estudar a fundo tecnologia

Quando tivemos a chegada da Quarta Revolução Industrial, veio acompanhado de perto pela tecnologia, com termos novos como Inteligência Artificial e Blockchain. No nível mais básico, vai ser necessário com que você tenha habilidades mínimas em tecnologia. Todos vão precisar entender o impacto das tecnologias em seus setores, avaliando o potencial que cada máquina ou inovação tecnológica pode oferecer em nossa sociedade.

Procurar sempre se adaptar

Com a velocidade que as mudanças chegam em nossa vida, impactando diretamente no trabalho, as pessoas vão precisar ser cada vez mais ágeis e se adaptarem mesmo que não gostem de alguma nova ideia. A tecnologia já marcou vez e é melhor aceitá-la do que recusar.

Usar as suas emoções a favor do seu pensamento

Tenha capacidade em entender e controlar as suas emoções, assim como saber o que chama a atenção dos outros. Para que você desenvolva inteligência emocional é preciso aprender a ter empatia e ética, além de saber trabalhar em grupo. Se as máquinas estão nos substituindo em diversas funções, elas não vão poder substituir os nossos sentimentos.

Tenha foco e mentalidade empreendedora

No momento em que olhamos para os profissionais de maior sucesso no mundo profissional, vemos uma palavra em comum entre eles: visionários. Temos exceções, mas na maioria dos casos se trata de pessoas que tem um olhar a frente dos demais, por isso se destacam. Outra característica importante é ter foco e pensar em algo novo. Os profissionais que são inovadores sabem que precisam chamar a atenção em suas criações para serem abordados.

Gerencie suas decisões

O gerenciamento de decisões em um ambiente de trabalho ou dentro de nossas residências, é visto como uma capacidade de saber gerenciar a si mesmo.

Outra vez, controle as suas emoções e mantenha os pés no chão, reavaliando suas metas sempre que for preciso.

Não tenha medo de fazer perguntas

Mesmo que o seu cargo no trabalho não seja o mais alto, estamos em uma sociedade que cada vez mais tem a tecnologia nos integrandos e permitindo saltos maiores mesmo para quem está começando. Não tenha medo de fazer perguntas e de pesquisar a solução correta para o que você se dispõe a ajudar.

Aumente a sua rede de contatos

Networking não deve sair de moda e sim, continuar como uma tendência para o futuro. Quando falamos em conexões, não se trata apenas de Facebook ou Linkedin, mas sim em ter contato com o máximo de pessoas que puder. Você pode fazer networking através de atitudes simples, ajudando as pessoas, se mostrando visível e publicando conteúdos interessantes para a rede de contatos. Faça com que as pessoas valorizem a sua existência, pois é através desse mundo digital que você irá ser notado.

Explorar as novas redes sociais

Tik Tok, Kwai, Monnos e outras novas redes sociais que estiverem surgindo, serão sempre um novo espaço para aprendizagem e para entender o contexto em que estamos.

Valorize o que você viveu no passado

Uma forma de saber valorizar o que está acontecendo e se programar ao que irá vir no futuro, é reconhecer e passar aos outros os bons tempos que você viveu no passado. As suas memórias sempre irão ter um gostinho especial, mesmo que não tenha como contar para todos.

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.