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  • O que é Segurança Psicológica?
  • Segurança psicológica X responsabilização!
  • Zona de apatia, ansiedade, conforto e aprendizagem.
  • Cultura do silêncio;
  • 4 aspectos da segurança psicológica: expressar, interagir, aprender e pertencer
  • Presença executiva: as principais decisões sobre a minha carreira são tomadas quando eu não estou na sala.

Segurança Psicológica: a sua empresa tem?

A Segurança Psicológica ganhou destaque através da professora da Harvard Business School Amy Edmondson, autora do livro “A organização sem medo”. Na obra, ela define como “uma crença compartilhada pelos membros de uma equipe de que o grupo é seguro para a tomada de riscos interpessoais”. A escritora também relata que “é um clima de equipe caracterizado por confiança interpessoal e respeito mútuo, no qual as pessoas se sentem à vontade em serem elas mesmas”.

Talvez seja um sonho para muitas empresas e colaboradores trabalharem em um lugar assim.

Segurança Psicológica e Responsabilização

Nem toda a empresa com segurança psicológica gera resultados para o acionista e aprendizados para os colaboradores. É necessário haver responsabilização juntamente com a segurança psicológica. No gráfico abaixo, explicamos melhor:

Zona de apatia

Não há protagonismo, pois os colaboradores não se sentem nem com segurança nem com responsabilização pelos seus processos.

Zona de ansiedade

A pressão pela entrega é tão grande que o clima fica hostil e não há segurança psicológica. As pessoas entregam, mas a que preço e por quanto tempo?

Zona de conforto

Os colaboradores adoram a empresa e o seu trabalho, pois há segurança psicológica e os gestores ouvem e entendem a demanda. Porém, o time não entrega, pois não há uma responsabilização das pessoas com o trabalho, não há um desafio maior.

Zona de aprendizagem

É onde há espaço para a aprendizagem constante, trocas, desafios, colaboração e entregas de resultados consistentes.

Outro aspecto importante na cultura é observar SEGURANÇA PSICOLÓGICA X CULTURA DO SILÊNCIO

Será que as pessoas na minha empresa dizem que não sabem? Será que assumem seus erros? Será que dão ideias para ajustarmos processos? Ou preferem, literalmente, calarem-se e seguirem o dia a dia mesmo sabendo que há outras formas mais econômicas e fáceis de realizar o trabalho?

Erving Goffman, traz no seu livro “A representação do eu na vida cotidiana” (Editora Vozes, 2014)  que “o gerenciamento de impressões é um processo consciente ou subconsciente no qual as pessoas tentam influenciar as percepções de outros sobre uma pessoa, objeto ou evento”. Uma vez que um indivíduo dispõe de uma autoimagem positiva de si mesmo para os outros, ele sente a necessidade de manter e viver de acordo com essa imagem”. Porém, se ele não sente segurança psicológica, o mesmo se cala e se adequa a cultura do silêncio por medo do julgamento. Assim… cria-se a cultura do silêncio.

 

 

Outro autor referência no tema é o Timothy Clark.

Ele elenca os 4 aspectos da Segurança Psicológica

1) Segurança em SE EXPRESSAR

As pessoas se sentem seguras para falar, expor suas ideias, problemas, contribuir e questionar.

2) Segurança em INTERAGIR

As pessoas se sentem seguras para pedir ajuda, têm conversas difíceis e significativas, dão e recebem feedback, são engajadas e trocam ideias.

3) Segurança em APRENDER

Os membros da equipe se sentem seguros para fazerem perguntas, inovarem, arriscarem e aprenderem com os erros.

4) Segurança em PERTENCER

Os membros da equipe sentem-se apoiados e valorizados, e que ninguém irá prejudicá-los ou rejeitá-los deliberadamente.

Por isso e muito mais… entender como está a segurança psicológica do time é tão importante.

Temos uma palestra e um workshop top sobre esse tema chamado “Criando a segurança psicológica na nossa empresa!”

E se você quer saber como está a Segurança Psicológica do seu time, podemos te apoiar nessa mensuração e construção do plano de ação com uma pesquisa show com as escalas criadas por Timothy Clark e ou Amy Edmondson.

Estamos aqui para “Desenvolver pessoas e negócios através de experiências transformadoras” e tanto a palestra como a pesquisa podem transformar as vidas das pessoas e da sua empresa!

Conte conosco!

 

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